Segunda-Feira, 09 de fevereiro de 2026
Segunda-Feira, 09 de fevereiro de 2026
Escola Municipal Professora Maria das Graças Silva oferece ensino integral de inglês para estudantes
O prefeito JHC ratificou que a primeira escola bilíngue de Maceió, inaugurada nesta segunda (9), na Cidade Universitária, faz parte de “um novo conceito educacional” implantado na capital para garantir as melhores oportunidades aos alunos do município.
“Só existe uma forma de a gente vencer os desafios da vida: é através do conhecimento. Vocês vão ter aula de inglês todos os dias. Serão 15 horas semanais”, avisou o prefeito, destacando o esforço da gestão municipal para implantação do ensino bilíngue na capital.
Ensino integral de inglês
A Escola Municipal Professora Maria das Graças Silva, concebida para integrar o ensino da língua inglesa ao currículo regular, com metodologias ativas e foco na formação global, vai atender 750 alunos, sendo 500 em horário parcial e 250 no integral.
Considerando desapropriação e reforma do imóvel, a Prefeitura de Maceió investiu R$ 10 milhões na nova unidade, onde 250 alunos do 1º ao 3º anos terão ensino integral bilíngue Outros 500 estudantes ( do 4º ao 9º) terão aulas de inglês em horário parcial.
Projeto é ‘virada de chave’
Para a primeira-dama da capital, Marina Candia, a nova escola, além de ser lugar de aprendizado e de troca de experiência, representa uma “virada de chave” na vida dos alunos, que serão educados para a vida e português e também em língua inglesa.
“Que tenham consciência da mudança que vem acontecendo na educação de nossa cidade. Isso aqui é uma virada de chave. Vocês vão viver uma nova fase na vida de vocês. Isso é concretização de um sonho”, reforçou, referindo-se à gestão JHC.
Quarenta professores bilíngues
Para atender aos 750 alunos, a escola conta com 40 professores bilíngues, que vão desempenhar atividades em jornadas de 20 ou 40 horas semanais. A língua adicional não vai ser ensinada apenas como matéria, mas usada para ensinar outras disciplinas.
Para integrar os quadros da unidade, os professores enfrentaram processo seletivo com três etapas eliminatórias e classificatórias: análise curricular, teste de oralidade com o uso de inteligência artificial e uma formação inicial de 40 horas.
Aprendizado de outros conteúdos
Teca Guedes, diretora pedagógica da escola, explicou que as aulas se baseiam no projeto Sistemic, da rede System, implantado em centenas de escolas desde 1999 e que permite aos alunos aprenderem outros conteúdos também em língua inglesa.
“A gente vai proporcionar 15 horas de aulas de inglês por semana. Serão três horas de inglês todos os dias. O professor de inglês vai dar aula em inglês de disciplinas como matemática, ciências e geografia, por exemplo”, explicou a diretora pedagógica.
Com a formação bilíngue, ela acredita que os alunos vão estar prontos, no futuro, para se submeterem aos exames de proficiência em língua inglesa aplicados em todo o mundo pela Universidade de Cambridge, da Inglaterra.
Maceió abraça o mundo
Durante a inauguração, o prefeito JHC confirmou que vai embarcar para Londres com a primeira-dama Marina para acompanhar, entre 21 de fevereiro e 03 de março, um grupo de 25 estudantes selecionados pelo projeto Maceió Abraça o Mundo.
Selecionados dentre 15 escolas da rede municipal, os estudantes vão viver imersão em Londres, capital da Inglaterra, tendo a oportunidade de focar na língua inglesa e na cultura local. O intercâmbio deve contribuir para desenvolver a comunicação dos alunos.
*Redação com Assessoria