Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 26 de janeiro de 2025

Maceió

Prefeitura de Maceió amplia o acesso ao esporte e lazer na orla de Pajuçara

Inaugurado nessa sexta-feira (24), o equipamento é o 15º entregue pela gestão municipal

Prefeitura de Maceió amplia o acesso ao esporte e lazer na orla de Pajuçara

(Imagem: Itawi Albuquerque/Secom Maceió)

A orla de Pajuçara, uma das mais belas do Brasil, acaba de ganhar uma moderna e ampla areninha, totalmente gratuita, voltada para a prática de esportes, lazer e convivência comunitária. A Prefeitura de Maceió, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminfra) e Esporte (Semesp), inaugurou o novo espaço na noite dessa sexta-feira (24). O evento contou com a presença de moradores da região.

Situada na Avenida Dr. Antônio Gouveia, em frente ao Colégio Imaculada Conceição, a arena é a 15ª entregue pela gestão municipal desde a assinatura da ordem de serviço, em março de 2024, do Programa Arennihas, que conta com um investimento de aproximadamente R$ 96 milhões — o maior já destinado ao esporte na história da cidade.

“O projeto da Arena Pajuçara reflete o compromisso da Prefeitura em melhorar a qualidade de vida da população, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão social e promoção de hábitos saudáveis. A gestão está fazendo o possível para incentivar a prática de esportes, o cuidado com o corpo e a saúde, oferecendo campos, quadras e espaços de lazer e convivência, além de projetos coordenados pela secretaria. Como temos observado em outras inaugurações na parte alta da cidade, estimamos inicialmente que, em média, 3 mil pessoas sejam beneficiadas mensalmente com esse novo equipamento”, afirmou Francisco Carlos do Nascimento, Chicão, titular da Semesp.

Com mais de mil metros quadrados de grama sintética, a Arena Pajuçara está inclusa no Lote 7 e conta com infraestrutura moderna e um investimento superior a R$ 7 milhões. O espaço inclui alambrado, arquibancadas, refletores e um eficiente sistema de drenagem do solo, garantindo conforto, segurança e qualidade para os esportistas, além de possibilitar a realização de atividades esportivas de forma contínua.

Resgate histórico

“Passamos mais de 20 anos nesse campo com escolinhas de futebol, categorias de base e campeonatos máster, infanto-juvenil e feminino. No entanto, perdemos alguns alunos ao longo do tempo, pois os pais se incomodavam com a sujeira da areia. Agora, com a nova Arena, vamos retomar as atividades esportivas e atrair ainda mais crianças e jovens”, destacou Serginho.

Outras arenas inauguradas

Até agora, 15 arenas foram entregues pela Prefeitura. As inaugurações incluem as Arenas Campo da Antena, Colina dos Eucaliptos, Medeiros Neto, Cleto Marques (Santa Amélia), Denisson Menezes, Village (Cidade Universitária), Gaiolão (Eustáquio Gomes), Novo Mundo (Barro Duro), Parque Linear, Paulo Bandeira e Praça das Oliveiras (Benedito Bentes), Osman Loureiro (Clima Bom), Antares (Serraria), e Dubeaux Leão (Tabuleiro). As obras são realizadas pela Seminfra e a gestão das arenas é coordenada pela Semesp.

Gestão das Arenas A Secretaria Municipal de Esportes (Semesp) tem promovido reuniões com líderes de “rachas”, associações, federações, projetos sociais e times de futebol interessados em utilizar as areninhas nas comunidades e nos bairros da parte alta já contemplados com o Programa. O objetivo é esclarecer as regras de utilização e tirar dúvidas sobre a gestão dos equipamentos.

Atualmente, mais de 10 mil pessoas são beneficiadas mensalmente, direta e indiretamente com o Programa. Ao todo, a Prefeitura entregará 60 areninhas, divididas em duas fases: 30 no primeiro ciclo e outras 30 no segundo. A Arena Pajuçara foi o primeiro equipamento inaugurado na parte baixa da cidade, destacando-se também como um novo atrativo turístico e cultural para a região.

Programa Areninhas O Programa Areninhas tem como objetivo oferecer equipamentos esportivos de alta qualidade em todas as regiões de Maceió, garantindo que a população tenha acesso facilitado ao esporte e seja incentivada a adotar hábitos saudáveis. Trata-se de um modelo bem-sucedido de política pública, que foca na modernização das estruturas e na integração da comunidade local no uso desses espaços.

*Redação com Assessoria