Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 19 de setembro de 2024

Maceió

Prefeitura de Maceió participa de evento de combate ao trabalho infantil na OAB Alagoas

Prefeitura de Maceió participa de evento de combate ao trabalho infantil na OAB Alagoas

(Imagem: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)Ascom Semas)

Nesta terça-feira (25), a coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil participou da ação cidadã, em parceria com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao adolescente (FETIPATI), Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomercio), Senac Alagoas e Sesc Alagoas.  

O evento foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas, localizada no bairro Jacarecica e reuniu mais de 200 crianças e adolescentes em um dia de lazer e aprendizado.

Fabiana Fernandes, integrante do Fórum Estadual de Prevenção, destacou os objetivos da iniciativa.  

Fabiana Fernandes integra o Fórum Estadual de Prevenção. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)Ascom Semas
Fabiana Fernandes integra o Fórum Estadual de Prevenção. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)Ascom Semas

“Esse evento foi pensado com muito carinho e dedicação de todas as entidades presentes, unidas em um propósito, de conscientizar que lugar de criança é na escola, brincando, tendo lazer e saúde. Então, chega de trabalho infantil, temos que proporcionar a esses jovens um futuro melhor, só através do Programa Jovem Aprendiz, que eles devem aprender uma nova profissão. Nós estamos para combater o trabalho infantil, então trouxemos essas crianças para aproveitarem esse dia de lazer e aprendizagem”, explicou Fabiana.  

Mais de 200 crianças aproveitaram o dia de lazer. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)Ascom Semas
Mais de 200 crianças aproveitaram o dia de lazer. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)Ascom Semas

Os pequenos também aproveitaram diversas atividades lúdicas como jogos de tabuleiro, futebol, corrida e toda uma programação de recreação, que foi organizada por profissionais de Educação Física do Sesc Alagoas.

O professor, Thiago Galvão, pontuou a oportunidade de proporcionar iniciativas como estas para as crianças presentes.  

“As atividades para as crianças são dos mais variados tipos, cooperativas, competitivas, recreativas e toda uma gama de brincadeiras que a gente pode oferecer para que elas possam levar esses ensinamentos para a vida como um todo. Além das brincadeiras, estamos falando sobre saúde bucal e higiene. São atividades que as crianças vão lembrar para o resto da vida. Eu mesmo, quando criança, participei dessas atividades e hoje eu estou feliz de estar proporcionando isso”, enfatizou o profissional de Educação Física.   

Além das ações lúdicas, o evento também contou com a entrega de cestas básicas para as famílias, cadastro no Programa Jovem Aprendiz, aferição de pressão arterial, BiblioSesc, corte de cabelo, oficina de elaboração de currículo e performances teatrais.

As meninas também aproveitaram a oficina de maquiagem das estudantes do curso de maquiagem do Senac Alagoas. 

Meninas participaram da oficina de maquiagem. Fotos: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

A instrutora do curso de maquiagem, Márcia de Sá, explicou que a maquiagem ajuda a melhorar a autoestima. 

“Essa oficina de maquiagem é importante pois traz, para as crianças e as mães, a melhoria da autoestima nessa período pós-pandêmico. Além disso tem também o fato de ser um espaço onde as nossas alunas podem praticar aquilo que elas aprendem dentro do curso”, informou a instrutora.  

Uma das famílias que participaram da ação é a de Joelma da Silva, 45 anos. Ela é moradora do bairro Bebedouro e contou que gostou de ter vindo e acompanhado seus três filhos de 10,12 e 14 anos de idade.

"Aqui está tudo muito bom, todos os meninos estão brincando, numa alegria só. Gostei bastante e espero que tenha mais atividades como essa", ressaltou.

Joelma da Silva levou a família para participar das atividades. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)Ascom Semas

O que é o trabalho infantil 

De acordo com o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, o conceito de trabalho infantil refere-se às atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 anos, independentemente da sua condição ocupacional. 

Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100
Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100

A representante da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da OABAL, Narcyjane Limeira, salientou o compromisso em promover o combate ao trabalho infantil e reforçou que esse trabalho irregular pode prejudicar a criança e o adolescente.

“Esses momentos de articulação de várias entidades são de extrema importância para levarmos os serviços e propiciar novos ares nas vidas dessas crianças. Isso nos deixa felizes e frisamos que para a criança e para o adolescente tem o tempo certo para tudo, tanto para brincar, quanto para trabalhar dentro da legalidade da lei. Até por que sabemos que o trabalho infantil pode prejudicar muito o desenvolvimento da criança”, frsou Narcyjane.  

Como denunciar? 

Para denunciar o trabalho infantil é necessário entrar em contato com um dos Conselhos Tutelares de Maceió. São 10 as regiões da capital que concentram as ações dos conselhos e abrangem todos os bairros da cidade.

Os conselheiros trabalham no encaminhamento de casos de violação de direitos de crianças e adolescentes e podem ser acionados por telefone. As denúncias também podem ser feitas diariamente através do Disque 100. 

“Estivemos no evento de hoje com objetivo de compartilhar a temática do combate ao trabalho infantil, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) com o Peti, entre as demais parcerias de hoje. Seguimos em conjunto nessa luta”, reforçou Vitória Ferreira, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).  

A Assistência Social do Município trabalha de forma integrada com a Vara da Infância e da Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e outros órgãos, atuando para a diminuição dos casos. 

Conselhos Tutelares 

Telefone  

Endereços 

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria