Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 10 de novembro de 2024

Maceió

Prefeitura de Maceió zera fila de cadastros físicos do CadÚnico; Agora o processo é on-line

Prefeitura de Maceió zera fila de cadastros físicos do CadÚnico; Agora o processo é on-line

(Imagem: Vanessa Napoleão/Ascom Semas)

A Prefeitura de Maceió zerou a fila de cadastros físicos do Cadastro Único (CadÚnico). Agora, todo processo é on-line e a população que se cadastrar terá seus dados automaticamente inseridos no sistema do Governo Federal e no prazo de até 48h já terá seu Número de Identificação Social (NIS) disponível.

Anteriormente, esse processo levava até dois meses para ser concluído, e era  manual, com preenchimento de formulários pelo entrevistador, e depois digitação dos dados.

Para o secretário de Assistência Social, Claydson Moura, é um grande avanço do Município garantir os direitos das pessoas que mais precisam. “Esse ano, implantamos ações no Cadúnico Maceió para que a população não perdesse seu benefício, com atendimento aos sábados e aumento nos números de digitadores, e agora com o processo todo on-line mais pessoas terão acesso de forma muito mais rápida aos programas das Assistência Social”, destacou Mourinha.

O coordenador do Cadastro Único de Maceió, Diogo Santos, destacou a importância da agilidade no processo de cadastro em Maceió.

“Hoje em dia o usuário não vai precisar mais esperar um prazo longo, para ter seu NIS gerado. Dependendo da urgência, o benefício a qual ele está pleiteando, terá mais celeridade. Então ele faz o cadastro hoje, e no máximo, em 48h esse NIS já estará no sistema. Antes, esse processo poderia durar até dois meses. Para o usuário isso é muito bom, pois assim eles participaram mais rápido das políticas de assistência social”, explicou o coordenador.

Com processo todo on-line usuário terá NIS no prazo de até 48h. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió
Com processo todo on-line usuário terá NIS no prazo de até 48h. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

A entrevistadora do Cadúnico, Leila dos Santos, explicou os benefícios  do processo on-line para os profissionais e usuários.

“Esse novo método facilita muito o nosso trabalho, pois antes fazíamos manual e os digitadores levavam alguns dias para colocar os dados no sistema, porque a demanda é muito grande. Agora com tudo on-line, com 24 horas,  já geramos o NIS para usuário que está fazendo pela primeira vez e atualizamos os dados também. Nos casos de urgência em que os usuário solicite o NIS , como para Tarifa Social de Energia Elétrica, inscrição em programas habitacionais, será bem mais rápido também”, explicou Leila.

Consulta 

Os usuários podem verificar se os dados estão desatualizados através do aplicativo do Cadastro Único ou na versão web. Em Maceió, cerca de 169.870 famílias estão cadastradas no CadÚnico.

A população também tem à disposição, o telefone da sede do Cadastro Único Maceió (82) 3312-5924 ou ainda pode ir a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de seu domicílio, das 7h às 16h.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria