Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 18 de janeiro de 2025

Maceió

Prefeitura discute soluções para melhorar a acessibilidade no conjunto João Sampaio

Prefeitura discute soluções para melhorar a acessibilidade no conjunto João Sampaio

(Imagem: Mariane Rodrigues/Ascom Seminfra)

Equipes da Prefeitura de Maceió estiveram, nesta terça-feira (12), com moradores do conjunto João Sampaio, no bairro Petrópolis, em busca de soluções para as demandas de acessibilidade solicitadas por pessoas com deficiência que precisam se deslocar na região.

Técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) discutiram com a comunidade medidas para resolver o problema.

Atualmente, pessoas com deficiência física que vivem na região enfrentam dificuldades ao precisar se deslocar até o terminal de ônibus do João Sampaio. Marcos Sona mora no conjunto há 33 anos e há pouco mais de um ano precisa da cadeira de rodas para se locomover diariamente. Ele conta as dificuldades do trajeto.

“Quando eu fui inserido nessa situação, há um ano e cinco meses, foi quando eu vi essa necessidade para trazer melhorias para nosso conjunto. Isso é uma luta diária para conseguir e começar a desenvolver as ideias”, disse o morador.

A Seminfra estuda soluções que possam atender às demandas da população e, também, melhorar o acesso ao terminal de ônibus. O secretário-adjunto de Obras da Seminfra, Ivens Peixoto, destaca a importância do momento e detalha quais ações podem ser executadas na região.

“Estar com a população, observando de perto as dificuldades enfrentadas por ela no dia a dia, é essencial para que possamos realizar um trabalho com ações efetivas e duradouras. Aqui na região do conjunto João Sampaio, iremos pensar em soluções que possam garantir o tráfego de pessoas sem intercorrência, como providenciar acessibilidade pelas calçadas através de um nivelamento ou até mesmo realizar uma abertura de ciclofaixa na via”, concluiu Ivens Peixoto.

Para o terminal de ônibus, Ivens afirma que uma das possibilidades será aumentar o nível asfáltico da via, para que a altura da calçada do terminal esteja adequada quando a pessoa com deficiência entrar no transporte coletivo.

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió