Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 05 de janeiro de 2025

Maceió

Prefeitura investe forte em habitação e garante casa própria para mais de 5 mil maceioenses

Residenciais entregues nas partes alta e baixa de Maceió contam com apartamentos de cinco cômodos, acessibilidade, áreas de lazer, iluminação pública, energia elétrica, água potável e saneamento

Prefeitura investe forte em habitação e garante casa própria para mais de 5 mil maceioenses

(Imagem: Arquivo/Secom Maceió)

Possuir a própria casa deixou de ser sonho e se tornou realidade para mais de 5 mil maceioenses. Desde 2021, a atual gestão municipal implementou uma política habitacional que está sendo efetiva e tem beneficiado quem mais precisa.  Desde que tomou posse, o prefeito JHC determinou que a habitação seria uma prioridade da sua administração.

Por isso, a conclusão de obras que estavam em andamento e o início da construção de novos residenciais foi primordial para garantir que milhares de famílias saíssem do aluguel ou de moradias inapropriadas para residir em imóveis próprios e seguros. Foi o que aconteceu com as famílias que moravam na beira da lagoa, no bairro do Vergel do Lago.

 Os primeiros apartamentos sorteados pela atual gestão municipal, foram os do Vale Bentes II (500 unidades), em 2021. De lá para cá, também foram entregues Alamedas (1920 unidades), Parque da Lagoa (1474 unidades), Mário Peixoto I (192 unidades), Mário Peixoto II (192 unidades), Oiticica I (500 unidades) e Oiticica II (500 unidades).

No Vergel, 1474 apartamentos foram entregues a famílias que viviam em moradias precárias. Foto: Alisson Frazão
No Vergel, 1474 apartamentos foram entregues a famílias que viviam em moradias precárias. Foto: Alisson Frazão

Maira Bezerra foi uma das beneficiadas no último sorteio que aconteceu no Residencial Parque da Lagoa, no Vergel. Ela tem dois filhos e conta que a situação em seu barraco sempre foi precária. Para ela, a nova casa vai garantir que seus filhos cresçam com dignidade.

 “Era muito complicado morar no barraco, porque tinha muitos ratos e mosquitos. As minhas filhas não tinham conforto, porque além dos bichos também tem buracos. E quando chove temos que ficar nos escondendo da chuva. Agora só tenho que agradecer a Deus que fui sorteada e tenho uma casa própria e digna”, disse.

 Os apartamentos entregues contam com cinco cômodos: sala, banheiro, cozinha/área de serviço e dois quartos.  O secretário de Habitação de Maceió, Lucas Callado, afirma que a Prefeitura promoveu uma importante mudança na política habitacional da capital. Dentro dos residenciais, os moradores contam ainda com áreas de lazer e convivência, com toda a estrutura oferecendo acessibilidade.

 “Só no Vergel do Lago entregamos mais de 1400 unidades habitacionais. São 88 blocos entregues, uma verdadeira mudança para a vida das famílias daqui, que antes viviam em situação precária, vivendo em barraco, sem ter energia elétrica, água potável e saneamento. Mas essa realidade mudou”, destacou o secretário.

 A previsão é que outras 1.482 residências sejam entregues nos residenciais, sendo 500 unidades no residencial Pedro Teixeira I, 500 no Pedro Teixeira II, 180 no Diana Simon e mais 302 no Parque da Lagoa.

Em Maceió, além de estabelecer política habitacional para quem mais precisa, a Prefeitura instituiu, através de decreto, prioridade para mulheres vítimas de violência doméstica nos sorteios dos apartamentos. Com isso, em cada sorteio, 5% dos imóveis são destinados a este público.

No total, mais de 3 mil mulheres, que são chefes de família e responsáveis pelo lar, foram contempladas nos sorteios dos apartamentos.

Mobilidade urbana

No bairro do Vergel do Lago, além da construção do Residencial Parque da Lagoa, a Secretaria de Habitação também está construindo a Rota da Lagoa, uma nova via de 2 km de extensão, que tem o objetivo de melhorar ainda mais a mobilidade urbana na região.

Região da Rota da Lagoa passa por requalificação, que inclui o recapeamento asfáltico de 7km de via. Foto: Junior Bertoldo
Região da Rota da Lagoa passa por requalificação, que inclui o recapeamento asfáltico de 7km de via. Foto: Junior Bertoldo

 Além de reorganizar o trânsito, a pista também protege os moradores do avanço da lagoa, graças às barreiras estruturais implementadas no projeto. Mais de 80% dos trabalhos já estão concluídos. A via conta com calçadas nas laterais e sete metros de largura.

Como parte do projeto de requalificação da região, 7km de via na orla lagunar estão sendo recuperados e receberão asfalto novo e nova sinalização. A região também conta com ciclofaixas e ciclovia.

*Redação com Assessoria