Quarta-Feira, 28 de janeiro de 2026
Quarta-Feira, 28 de janeiro de 2026
Ação gera celeridade para fazer o procedimento, utilizado no diagnóstico e monitoramento de doenças respiratórias
Com o intuito de gerar celeridade na realização de Espirometria, exame utilizado no diagnóstico e monitoramento de doenças respiratórias, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), promoveu em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim, por meio do Programa Abraçar, um mutirão para facilitar e agilizar o acesso ao procedimento.
A ação teve início na terça-feira (27) e continuou nesta quarta-feira (28), no período da manhã e da tarde. A atividade, realizada por meio da Diretoria das Linhas Prioritárias em Saúde/ Atenção Especializada e da Diretoria de Atenção à Saúde, aconteceu no 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, localizado na Praça da Maravilha, no Poço, e pretende disponibilizar 528 procedimentos no decorrer dos atendimentos.
Segundo Janaína Calheiros, diretora de Atenção Especializada da SMS, pacientes em espera para realizar Espirometria, que solicitaram o exame pelo Sistema Pronto de Marcação, foram chamados para realizar o procedimento, através do mutirão, de modo a gerar celeridade e diminuir o tempo de espera.
"Esse exame é muito necessário e, a partir da demanda, resolvemos realizar esse mutirão a fim de facilitar e agilizar a espera. Tivemos um mutirão com 580 vagas para o exame em agosto, temos este em janeiro e em abril iremos convocar mais. Essa parceria com a Boehringer Ingelheim foi essencial para priorizarmos a saúde do usuário e conseguirmos diminuir filas de espera”, destaca Janaína Calheiros.
A equipe que realiza a espirometria continua até a próxima quinta-feira (29), realizando o exame no período da manhã e tarde, no 2º Centro de Saúde. O intuito da iniciativa é prevenir com diagnóstico precoce e monitorar pacientes para direcionar e reforçar o tratamento, evitando o absenteísmo e evidenciando a importância de um olhar sensível à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.