Segunda-Feira, 31 de março de 2025
Segunda-Feira, 31 de março de 2025
A gestão do prefeito JHC reforça cada vez mais o compromisso com a inclusão social, acessibilidade e qualidade de vida. Este também é o objetivo do projeto Inclusão em Ação, que aconteceu nessa quinta-feira (27), na Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), no bairro da Jatiúca.
A iniciativa da Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), ofertou uma diversidade de serviços das pastas municipais, como inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), Cartão da Pessoa Idosa, Cartão Vamu Especial e Cidadão, vacinação, aferição de pressão e glicose, testes rápidos, ventosa, clínico geral, saúde bucal, fisioterapeuta, nutricionista, orientações jurídicas.
Diacui Rodrigues é mãe de Ismael, de 2 anos, e comemora a facilidade e rapidez dos atendimentos.
“Meu filho é autista, está sendo muito bom e gratificante garantir os direitos dele. Ano passado fiz a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e hoje estou aqui para fazer o cartão Vamu. Achei a equipe excelente, bastante atenciosa, os atendimentos são rápidos e bem mais fácil do que em outra localidade. Sempre que tiver essa ação, com certeza estarei presente”.
Maria Cícera aproveitou o projeto para atualizar o calendário vacinal. “Tomei a vacina da hepatite B, tétano, febre amarela e tríplice viral. Eu acho uma ação importante porque facilita para a comunidade, vou aproveitar também para receber meu auxílio”, afirma.
Durante a ação, houve a distribuição de kits de higiene bucal, como escova e pasta dental, além de uma roda de conversa sobre a limpeza correta e cuidados com a arcada dentária.
“A nossa proposta aqui é falar sobre a prevenção da saúde bucal e a importância de você ter os cuidados com toda a estrutura dentária, porque a saúde geral começa pela boca. Entregamos kits com escova de dente e pasta dental para que as pessoas façam essa higiene bucal em casa. No caso dos pais, devem orientar as crianças, com deficiência ou não, para que a limpeza seja realizada diariamente de forma correta, evitando processos inflamatórios e infecciosos”, pontua a dentista Silvana Cabral.
Projeto Inclusão em Ação reúne serviços essenciais para maceioenses, como Cartão da Pessoa Idosa, Cartão Vamu Especial e Cidadão, vacinação, aferição de pressão e glicose, testes rápidos. Foto: Beto Macário/Secom Maceió
*Redação com Assessoria