Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025
Adolescentes encontrados em situação de trabalho infantil durante uma ação de busca ativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) estão tendo a oportunidade de sair da condição de vulnerabilidade e de ter uma qualificação profissional. A iniciativa faz parte do Projeto + Oportunidade.
A Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescente da Semdes já fez encaminhamentos dos adolescentes que não estavam estudando para escolas da rede pública de ensino. Na quarta-feira (18), eles participaram de uma capacitação promovida com o apoio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para qualificação profissional, e inscrição no cadastro das empresas para o programa Jovem Aprendiz.
No mês de setembro, a Subsecretaria da Primeira infância, a equipe de Abordagem Social, a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e o Conselho Municipal do Direito da Crianças e Adolescente (CMDCA) realizaram uma ação de busca ativa para dar assistência a mães com crianças de colo, em mendicância e crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.
Segundo a diretora-geral da Primeira Infância, Criança e Adolescente, Marcia Melo, foi feita uma busca ativa em regiões próximas a supermercados, agências bancárias, mercados públicos, e sinais de trânsito e em áreas com maior fluxo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
“Nessa primeira ação foram encontradas 10 adolescentes em situação de vulnerabilidade. Depois fizemos uma visita às famílias para verificar as necessidades e se estavam incluídos em programas sociais, se estavam estudando e qual a vivência das crianças em relação ao trabalho infantil para fazer os encaminhamentos devidos”, explicou.
Layza Santos, 16 anos, participou da atividade. “Achei bem legal. Aprendi várias dicas de como ter disciplina, como comportar e me vestir no local de trabalho. Espero que eu consiga participar do Jovem Aprendiz. Minha mãe achou muito bom que eu estou participando desse projeto, e tendo uma ocupação e aprendendo coisas novas”, disse a adolescente.
As ações de combate ao trabalho infantil promovidas pela Semdes continuarão dos dias 30 de outubro a 2 novembro, em cemitérios no período que antecede o Dia de Finados, e no feriado.
*Redação com Secom Maceió