Domingo, 15 de fevereiro de 2026
Domingo, 15 de fevereiro de 2026
Curtir a folia com proteção, segurança e responsabilidade é essencial para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis
Carnaval com responsabilidade: prevenção combinada, testagem e cuidado com a saúde também fazem parte da folia. (Imagem: Ascom SMS)
Durante o período do Carnaval, marcado por grande circulação de pessoas e intensificação das interações sociais, a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) reforça a importância da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis(ISTs). A adoção de cuidados simples e o acesso às estratégias de prevenção disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são fundamentais para garantir diversão com responsabilidade.
Segundo Dayana Tenório, da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SMS, a principal orientação é a prevenção combinada, abordagem que reúne diferentes métodos de proteção e cuidado, permitindo que cada pessoa escolha as estratégias mais adequadas à sua realidade e ao seu momento de vida.
“Entre essas medidas, o uso do preservativo interno ou externo continua sendo essencial, pois protege contra o HIV e outras ISTs. A SMS distribui gratuitamente preservativos e lubrificantes nas unidades de saúde e em ações educativas realizadas durante o Carnaval”, destacou a profissional.
Outro pilar importante da prevenção combinada é a testagem regular para ISTs, como sífilis e hepatites virais, além da infecção pelo HIV. O diagnóstico precoce possibilita o início rápido do tratamento, reduz complicações e interrompe a cadeia de transmissão. O teste é gratuito, sigiloso e está disponível na rede municipal de saúde.
Para a prevenção do HIV, o SUS também oferece a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), indicada para pessoas que não vivem com HIV, mas que têm maior vulnerabilidade à infecção. Já a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida de urgência, que deve ser iniciada em até 72 horas após uma possível exposição ao HIV, como relação sexual sem preservativo ou rompimento da camisinha. Quanto mais cedo for iniciada, maior a sua eficácia.
No Carnaval, cuidar da saúde também faz parte da festa. A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a buscar informações, utilizar os serviços do SUS e adotar a prevenção combinada como aliada para um período carnavalesco mais seguro, saudável e com respeito à vida. A SMS destaca o cuidado com o consumo de álcool e outras substâncias, que pode reduzir a percepção de risco e dificultar a adoção de medidas de proteção.
Onde encontrar a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) em Maceió
Indicação: pessoas a partir de 15 anos, com vida sexual ativa e risco de infecção.
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) está disponível para atendimento emergencial nos seguintes serviços.
Indicação: atendimento imediato após situação de risco.
*Redação com Assessoria