Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 20 de dezembro de 2025

Maceió

Saúde Pública em Maceió: Pam Salgadinho disponibiliza prótese mamária externa para mulheres mastectomizadas

Serviço é oferecido há mais de 25 anos e garante a entrega de uma prótese por ano para cada mulher cadastrada

Saúde Pública em Maceió: Pam Salgadinho disponibiliza prótese mamária externa para mulheres mastectomizadas

Prótese mamária é oferecida de graça no Pam Salgadinho. (Imagem: Secom Maceió)

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) disponibiliza, há mais de 20 anos, próteses mamárias externas para mulheres que passaram por mastectomia. A dispensação é realizada no Bloco O do Pam Salgadinho, onde também são oferecidas consultas com mastologista para triagem e avaliação das pacientes.

A prótese mamária externa tem o objetivo de restaurar a simetria, conforto, confiança e autoestima da mulher, sendo geralmente de silicone e preenchendo o espaço no sutiã adaptado, oferecendo peso e mobilidade semelhantes aos de uma mama natural para um dia a dia mais natural e confortável. 

Segundo a coordenadora de Órteses e Próteses do Pam Salgadinho, Natália Holanda, cerca de 10 pacientes são atendidos semanalmente pelo serviço. “Ao chegar ao local com a documentação completa, a paciente passa por cadastro e tem a consulta com a mastologista agendada para avaliação. Após a triagem médica, é iniciado o processo para a dispensação da prótese mamária”, revela. 

Para solicitar a prótese mamária, a usuária deve comparecer ao Bloco O de Órtese e Prótese do Pam Salgadinho com a documentação necessária. É preciso apresentar duas cópias do exame histopatológico pós-cirurgia que orienta o uso da prótese, além de duas cópias do RG, CPF e comprovante de residência. O atendimento acontece às terças-feiras. 

De acordo com Natália Holanda, o serviço dispõe de próteses que variam do tamanho um ao doze. “No momento do atendimento, realizamos o cadastro da paciente, que já sai com a consulta com a mastologista agendada. Após a avaliação médica, a usuária retorna para receber a prótese mais adequada ao seu perfil. É garantida a entrega de uma prótese por ano para cada mulher cadastrada”, explica.

*Redação com Assessoria