Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025
As tecnologias inovadoras utilizadas em grandes obras da Prefeitura de Maceió, como a contenção do mar, Renasce Salgadinho e estabilização de encostas, têm chamado a atenção e despertado a curiosidade da comunidade acadêmica dos cursos de Engenharia das faculdades locais. Isso tem resultado em convites para que técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) participem de eventos como palestrantes, apresentando e dando explicações sobre as obras em andamento.
Na quarta-feira (18), técnicos da Seminfra estiveram com alunos do 6º, 9º e 10º períodos do curso de Engenharia do Centro Universitário Cesmac para falar sobre a obra de contenção marítima e explicar o funcionamento da tecnologia holandesa de blocos de concretos e aneis hexagonais capazes de conter o avanço da maré na orla de Maceió.
Os engenheiros da Seminfra Pedro Lucas Barros e Cícero Rocha explicaram aos estudantes que essa metodologia já foi implantada em quatro pontos que estavam em situação crítica e atualmente está sendo executada no Pontal da Barra. Para o engenheiro Cícero Rocha, levar essas informações à comunidade acadêmica é uma forma de contribuir para o enriquecimento curricular dos estudantes.
"Essa troca que a Seminfra promove dentro das universidades é muito importante para enriquecer o conhecimento dos estudantes, aumentando cada vez mais a chance deles entrarem nesse novo mercado que surge, tendo Maceió como pioneira dessa tecnologia holandesa de contenção marítima, que vai se multiplicar para todo o país. Toda costa hoje, em vários pontos, está ameaçada por esse processo de erosão e vai precisar de engenheiros nesse ramo", afirma o engenheiro.
Pedro Lucas considera que a ação "é fundamental para conectar os futuros engenheiros às obras que Maceió está promovendo". Ele lembra que essa troca de conhecimento já foi levada também para os alunos de engenharia do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). "Estamos abertos a promover essa interação em outras oportunidades", afirma.
Obras das encostas
Na terça-feira (17), foi a vez dos engenheiros Alicia Carolina Lourenço e Jhoosef Cordeiro participarem da VII Semana Acadêmica da Engenharia, realizada no Centro Universitário Mario Pontes. Eles falaram sobre as obras de contenção de encosta e do Riacho Salgadinho.
As obras de estabilidade das barreiras, por exemplo, já foram concluídas em 16 encostas, levando várias tecnologias, que garantem segurança aos moradores. Para Alicia Carolina, a partilha de conhecimento e experiências com os alunos de engenharia é importante pois se tratam de grandes obras "que protegem vidas".
"O intuito é partilhar os projetos e despertar nos estudantes o interesse nessa área. Atualmente a cidade se encontra defasada com profissionais nesse setor de encosta e partilhar isso desperta novos profissionais para o futuro. E a Seminfra está contribuindo, de alguma forma, para formação dos estudantes", considera a engenheira Alicia.
Já as obras do Renasce Salgadinho estão espalhadas de norte a sul da capital. Para Jhoosef, "as obras do principal riacho da cidade são um marco para a capital alagoana, sendo de grande valia apresentar aos estudantes o que a prefeitura tem desenvolvido nesse grande projeto, que não só trará benefícios ambientais a Maceió como também econômicos para a região que recebe os serviços".
*Redação com Secom Maceió