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Sexta-Feira, 14 de março de 2025

Maceió

Semsc autorizou mais de 300 eventos no primeiro semestre de 2023 em Maceió

Semsc autorizou mais de 300 eventos no primeiro semestre de 2023 em Maceió

(Imagem: Secom Maceió)

Você sabia que para realizar um evento em área pública na capital Maceió é necessário a emissão de uma autorização expedida pela Secretaria de Segurança Cidadã (Semsc)? No primeiro semestre de 2023, o órgão municipal autorizou a realização de 308 eventos, como cerimônias de casamentos na Capelinha do Jaraguá, ações culturais, feiras, competições esportivas, parques de diversão, promoções publicitárias e arraiais, entre outros.

Considera-se evento a atividade que reúne um grupo de pessoas, gerando aglomeração, seja em parques ou em propriedade pública ou privada, com ou sem fechamento de via pública, como ruas, avenidas, praças e outros. A autorização para a realização de eventos em áreas públicas e privadas está prevista no Código de Posturas de Maceió, instituído pela Lei Municipal 3.538/1985.

Foto: Jonathan Lins
Foto: Jonathan Lins

Os meses de fevereiro e junho são os mais movimentados por consequência do período carnavalesco e festejos juninos, respectivamente. Com isso, obtiveram o maior número de pedidos liberados pelo órgão. No total foram 96 eventos aprovados pela Semsc em fevereiro e 56 em junho, sendo 34 arraiais que aconteceram em toda a capital alagoana.

Como pedir autorização

Para solicitar o alvará de autorização de eventos é necessário abrir um processo administrativo na sede da Semsc, localizada na rua Alexandre Passos, no bairro de Jaraguá. Os interessados devem procurar o setor de protocolo, onde é disponibilizado um formulário, que precisará ser preenchido com os dados pessoais do requerente e informações básicas sobre o evento (data, horário, estrutura, capacidade de público, se haverá ou não vendas de ingressos).

Após a solicitação, o processo é encaminhado para a Coordenação de Análise e Licenciamento de Evento, Publicidade e Utilização Sonora, onde o pedido será conferido e, dependendo do tipo de evento, encaminhado ao setor de fiscalização de posturas, com os agentes analisando o local indicado. Em seguida, irão informar da viabilidade do evento e quais outros órgãos devem ser avisados sobre a realização. Em seguida serão emitidas as taxas, conforme o caso, e o respectivo alvará de autorização.

Verão Massayó Foto: Jonathan Lins
Verão Massayó Foto: Jonathan Lins

A secretária adjunto da Semsc, Talyta Nobre, explica a importância de estar ciente dos prazos, para quem tem interesse em realizar festas na capital. A secretaria deve ser procurada com antecedência mínima de 30 dias, em relação à data do evento.

“Nós recomendamos que o prazo de 30 dias seja cumprido, porque depois da análise do processo aberto na Semsc, geralmente, é necessária a solicitação de documentos complementares, como por exemplo: o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, ofício à Polícia Militar, à DMTT, entre outros órgãos. Além disso, também poderão ser cobradas as taxas de uso do solo público e as taxas de utilização sonora”, concluiu.

Para mais informações basta entrar em contato com a Semsc pelo número 3313-5270 ou 3312-5289.

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió