Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025
O Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass) da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) promoveu, nesta segunda-feira (16), no auditório do órgão, mais um “Café com Sass", cujo objetivo é realizar rodas de conversas sobre temas relacionados à saúde dos servidores. Desta vez, o momento trouxe uma abordagem sobre saúde natural, com o tema “Aromaterapia na Promoção da Saúde".
A condução do evento foi realizada pela Liga Acadêmica de Plantas Medicinais (Laplam), composta por estudantes do curso de Farmácia do Centro Universitário Cesmac. Na oportunidade, os membros da Laplam apresentaram aos servidores da SMS os benefícios da fitoterapia (uma técnica que estuda as funções terapêuticas das plantas e vegetais para prevenção e tratamento de doenças) e da aromaterapia (uma terapia complementar baseada na utilização de óleos essenciais e outros tipos de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa).
Para o estudante Éric Rios, o uso de plantas medicinais é muito importante por serem uma alternativa natural para o tratamento de doenças. “Essa alternativa, em um contexto geral, não causa muitos danos à saúde e também não tem muitas contraindicações. Por isso, é muito importante optarmos pelo uso de plantas medicinais por serem uma alternativa mais segura e acessível para todas as pessoas. Os óleos essenciais também são fortes aliados para o bem-estar físico e emocional, eles podem ser usados durante o banho, numa massagem, através da inalação do produto e por outras formas terapêuticas”, destacou.
Saskya Fonseca, professora de farmácia do Cesmac e coordenadora da Laplam, ressaltou o objetivo da Liga Acadêmica e a importância de proporcionar mais conhecimento e saúde aos servidores da Saúde de Maceió.
“Para nós é muito importante estarmos aqui com os servidores da Secretaria promovendo saúde através da utilização dos produtos naturais. O objetivo da Liga é justamente esse, promover o uso racional das plantas medicinais e óleos essenciais por meio de ações na comunidade. A Laplam foi criada em 2017 e, desde então, estamos desenvolvendo atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão em Alagoas”, comentou.
O psicólogo do Sass, Fabiano Leirias, pontuou as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como um recurso importante já promovido pelo Sass para prevenção e recuperação da saúde dos servidores. Segundo Leirias, a aromaterapia também será um serviço utilizado pelo Sass para beneficiar os servidores da Secretaria.
“O Sass já utiliza algumas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que são as PICS, como a meditação, o reiki e a auriculoterapia. E a aromaterapia está prestes a entrar como uma das especialidades das PICS que o Sass oferece aos servidores da SMS. Nosso intuito é promover saúde aos servidores da pasta, pois o que observamos acontecer é o afastamento do servidor ou em processo de readaptação às atividades, após um adoecimento físico ou mental. Por isso, o foco do Sass é trabalhar a promoção da saúde e a prevenção do adoecimento. O uso das PICS é um importante recurso para isso”, afirmou.
*Redação com Secom Maceió