Domingo, 22 de dezembro de 2024
Domingo, 22 de dezembro de 2024
Atividades do Tech Massa foram concluídas neste sábado (21)
“Eu cheguei de manhã. Só vou embora quando finalizar todos os cursos.” Assim começou a semana de aprendizado de Kauã Daniel, 14 anos, morador do Flexal. O jovem participou do projeto Tech Massa, desde o início das atividades, no dia 17 de dezembro, que foram encerradas neste sábado (21).
O caminhão-escola da Prefeitura de Maceió ficou estacionado em frente ao Espaço Flexal com oficinas gratuitas de tecnologia e empreendedorismo. Outras 52 pessoas foram capacitadas na região. A iniciativa foi executada pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti).
Entre os cursos oferecidos, destaque para o de informática para o primeiro emprego; inclusão digital para a terceira idade; Pacote Office; WhatsApp para negócios; criação de artes com a plataforma Canva; empreendedorismo e mercado de trabalho. As oficinas foram concluídas por turnos, manhã e tarde turno, e os alunos já saíram com os certificados de conclusão.
De acordo com a moradora Vanessa Tenório, o certificado do curso ajuda tanto para quem está começando no mercado de trabalho, quanto para quem busca se atualizar. “Tudo é aprendizado. Inclusive, eu trouxe minha filha para fazer também. Aproveitem as oportunidades, porque nunca tivemos algo parecido por aqui”, disse.
Iran Robert, 21 anos, participou do Tech Massa com o objetivo de adquirir o conhecimento necessário para abrir o próprio negócio. “É uma iniciativa muito boa da Prefeitura. As pessoas necessitam de oportunidades e qualificação para ter uma profissão e uma vida estabilizada”, afirmou.
O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Sergio Túlio Cavalcante, destacou o trabalho da Prefeitura de Maceió em qualificar os moradores do Flexal, região afetada pela mineração da Braskem.
“Com o Tech Massa, queremos mais do que oferecer cursos; queremos plantar sementes de transformação. Cada certificado emitido representa um passo em direção a novas oportunidades e a um futuro mais promissor para os moradores do Flexal. Agradecemos ao prefeito JHC e ao vice-prefeito eleito Rodrigo Cunha por acreditarem no projeto”, ressaltou o secretário.
O Tech Massa, lançado em julho de 2024, já passou por 12 bairros e capacitou mais de três mil maceioenses. A expectativa é que o projeto alcance mais de quatro mil pessoas, levando o caminhão-escola a diversas regiões de Maceió em parceria com o Senai Alagoas.
*Redação com Assessoria