Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Maceió

Tempo de tramitação de processos cai pela metade na Prefeitura com sistema eletrônico

Tempo de tramitação de processos cai pela metade na Prefeitura com sistema eletrônico

(Imagem: Assessoria )

As discussões do G20 que ocorreram em Maceió no início de setembro apontaram o quanto as ações de governo digital podem melhorar a vida da população. Na capital alagoana, entre os programas implementados com ajuda da tecnologia, o sistema de processos eletrônicos agilizou a tramitação das demandas e, com isso, os serviços do Município passaram a chegar mais rápido às pessoas.

De acordo com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), um dos órgãos da Prefeitura responsáveis pela implantação do Sistema Unificado de Processos Eletrônicos, o SUPE, a redução do tempo de tramitação caiu pelo menos pela metade.

Antes de 2021, todos os processos no Município eram físicos, mas a partir do segundo semestre daquele ano foram digitalizados por meio do sistema desenvolvido pela Prefeitura. Os ganhos foram, além da redução do consumo de papel, a agilidade da comunicação entre as secretarias. “Você imaginava que antes era o motoboy que levava o processo de uma secretaria para outra. E hoje é possível que o mesmo processo esteja virtualmente presente em várias secretarias. Isso faz com que vários projetos e várias ações do Município sejam contratadas e realizadas com a máxima celeridade”, destaca o vice-presidente do Iplan, Davi Rossiter.

Como funciona Para dar entrada em um processo na Prefeitura, o cidadão ou cidadã pode enviar ofício (em arquivo online) por e-mail para os setores de protocolo de cada secretaria ou órgão. Ainda é possível dar entrada pessoalmente, com o documento em papel, mas a partir da geração do número do processo, toda a tramitação dentro do Município passa a ser virtual.

O sistema permite ao servidor despachar, dar encaminhamento, arquivar, anexar de forma online, tudo com uma certificação desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação, que dá a garantia da originalidade dos documentos.

É possível solicitar, entre outros serviços, a instalação de sinalização de trânsito, a pavimentação de ruas e intervenções em praças, por exemplo.

A digitalização de processos está entre as ações de governo digital apontadas durante os debates do G20 como solução para fortalecer a inclusão social da população.

Além dessa, outras medidas do Município seguem o mesmo caminho de inclusão digital, como a bilhetagem eletrônica, ou seja, o pagamento da passagem de ônibus por meio de cartão com aproximação; a marcação de consultas online; a telemedicina ofertada para a população do conjunto Parque dos Caetés, no Benedito Bentes, e a instalação de pontos de wi-fi grátis nos bairros.

*Redação com Assessoria