Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
As discussões do G20 que ocorreram em Maceió no início de setembro apontaram o quanto as ações de governo digital podem melhorar a vida da população. Na capital alagoana, entre os programas implementados com ajuda da tecnologia, o sistema de processos eletrônicos agilizou a tramitação das demandas e, com isso, os serviços do Município passaram a chegar mais rápido às pessoas.
De acordo com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), um dos órgãos da Prefeitura responsáveis pela implantação do Sistema Unificado de Processos Eletrônicos, o SUPE, a redução do tempo de tramitação caiu pelo menos pela metade.
Antes de 2021, todos os processos no Município eram físicos, mas a partir do segundo semestre daquele ano foram digitalizados por meio do sistema desenvolvido pela Prefeitura. Os ganhos foram, além da redução do consumo de papel, a agilidade da comunicação entre as secretarias. “Você imaginava que antes era o motoboy que levava o processo de uma secretaria para outra. E hoje é possível que o mesmo processo esteja virtualmente presente em várias secretarias. Isso faz com que vários projetos e várias ações do Município sejam contratadas e realizadas com a máxima celeridade”, destaca o vice-presidente do Iplan, Davi Rossiter.
Como funciona Para dar entrada em um processo na Prefeitura, o cidadão ou cidadã pode enviar ofício (em arquivo online) por e-mail para os setores de protocolo de cada secretaria ou órgão. Ainda é possível dar entrada pessoalmente, com o documento em papel, mas a partir da geração do número do processo, toda a tramitação dentro do Município passa a ser virtual.
O sistema permite ao servidor despachar, dar encaminhamento, arquivar, anexar de forma online, tudo com uma certificação desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação, que dá a garantia da originalidade dos documentos.
É possível solicitar, entre outros serviços, a instalação de sinalização de trânsito, a pavimentação de ruas e intervenções em praças, por exemplo.
A digitalização de processos está entre as ações de governo digital apontadas durante os debates do G20 como solução para fortalecer a inclusão social da população.
Além dessa, outras medidas do Município seguem o mesmo caminho de inclusão digital, como a bilhetagem eletrônica, ou seja, o pagamento da passagem de ônibus por meio de cartão com aproximação; a marcação de consultas online; a telemedicina ofertada para a população do conjunto Parque dos Caetés, no Benedito Bentes, e a instalação de pontos de wi-fi grátis nos bairros.
*Redação com Assessoria