Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 14 de março de 2025

Maceió

Unidades de saúde de Maceió são monitoradas sobre atendimentos às Infecções Sexualmente Transmissíveis

Unidades de saúde de Maceió são monitoradas sobre atendimentos às Infecções Sexualmente Transmissíveis

(Imagem: Ascom SMS)

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, nesta terça-feira (4), uma supervisão técnica na UPA e na Unidade de Telessaúde do Parque dos Caetés, ambas situadas no bairro Benedito Bentes.

A iniciativa tem como objetivo orientar os servidores sobre a necessidade de capacitação adequada para a execução de testes rápidos, alinhar os fluxos de encaminhamento para serviço especializado e cadastro nos sistemas de logística e de insumos, visando organizar os processos de trabalho relativos ao controle e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HIV e hepatites virais.

A ação foi executada pela coordenação de Prevenção e Controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS.

De acordo com a técnica Teresa Carvalho, uma das atribuições da equipe da gestão é fazer o monitoramento e a avaliação das ações que estão sendo realizadas nos pontos de atenção à saúde do município de Maceió.

“É nosso papel acompanhar, monitorar e capacitar as equipes para desenvolverem um trabalho de qualidade para os usuários. Então, todo o trabalho de prevenção e assistência às infecções sexualmente transmissíveis é descentralizado em todas as unidades de saúde e o diagnóstico também. Só é concentrado na assistência especializada, o tratamento de HIV/Aids e hepatites”, explicou.

A técnica ainda pontua que esse monitoramento é feito de forma sistemática, quando é acompanho todo o desempenho das equipes das unidades de saúde,  distribuição e execução dos testes rápidos, a forma como está sendo realizada, para aprimorar a relação à assistência específica aos usuários.

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió