Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Equipamento fez mais de 50 mil atendimentos para mais de 200 mil pessoas
Em 11 de março de 2024, a Prefeitura de Maceió entregou de forma oficial para os maceioenses, a Unidade de Pronto Atendimento UPA Santa Lúcia. O equipamento beneficiou 250 mil moradores do bairro e adjacências.
Desde o dia 27 de fevereiro, quando iniciou as atividades, realizou mais de 50 mil atendimentos à população.
Com capacidade para 350 atendimentos por dia, o que equivale a cerca de 10 mil atendimentos por mês, a unidade de saúde opera sob o modelo de Classificação de Risco, que prioriza o atendimento de acordo com a gravidade, após a triagem feita pelos profissionais de saúde.
A UPA Santa Lúcia possui mais de 170 profissionais, sendo 20 médicos, 20 enfermeiros e 52 técnicos de enfermagem.
O equipamento oferece aos usuários, os serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Odontologia, além do Serviço Social, exames de radiologia, laboratoriais e eletrocardiograma.
Ao todo, são 19 leitos, sendo quatro de observação amarelo infantil; oito de observação amarelo adulto; dois em quartos privativos; quatro de emergência para adultos; um leito para emergência infantil; e 17 poltronas de medicação para estabilização do paciente.
A unidade de saúde é classificada como UPA 24h, porte 3, e recebeu investimentos de R$ 4,8 milhões do Ministério da Saúde para mobiliários e equipamentos.
É a terceira UPA cuja administração é de responsabilidade do Instituto Saúde e Cidadania (Isac), com manutenção e fiscalização por parte da Prefeitura de Maceió.
As outras duas são a UPA Benedito Bentes e a UPA Trapiche da Barra, referências em excelência, qualidade e atendimento humanizado, além de serem habilitadas pelo Ministério da Saúde, certificadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Qmentum International.