Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025

Maceió

Prefeitura instala iluminação 100% LED em 36 comunidades assistidas pelo Brota na Grota

Ruas mais iluminadas contribuem para o aumento da segurança e do bem-estar dos moradores

Prefeitura instala iluminação 100% LED em 36 comunidades assistidas pelo Brota na Grota

(Imagem: Ascom Ilumina)

Uma mudança significativa na vida dos moradores de comunidades da capital alagoana continua sendo efetivada com a modernização da iluminação pública em regiões vulneráveis da cidade. Em quatro anos, a Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) e do programa Brota na Grota, modernizou os pontos de iluminação de 36 localidades com equipamentos 100% LED.

O impacto do trabalho vai além da simples substituição de lâmpadas. Trata-se de uma intervenção que transforma a realidade das pessoas que vivem em áreas da periferia, muitas vezes, com pouca infraestrutura.

Os moradores das localidades desfrutam de ruas mais iluminadas, o que contribui para o aumento da segurança e do bem-estar, além da mobilidade de crianças e idosos e a ocupação das áreas públicas com atividades de lazer e a prática de atividades físicas.

Moradora aproveita com o neto rua iluminada. Foto: Ascom Ilumina
Moradora aproveita com o neto rua iluminada. Foto: Ascom Ilumina

Há 55 anos, a comerciante Claudinete dos Santos é moradora da Grota do Canal 5, localizada entre o Jacintinho e o Reginaldo, no Poço, onde possui uma loja que vende açaí. Uma das moradoras mais antigas da região, é conhecida na comunidade pelo nome de Netinha.

Claudinete contou que a rua onde mora não possuía postes e era iluminada apenas pelas luzes das casas. “Foi uma benção. Mudou muito, o movimento tá maravilhoso, mudou totalmente porque antigamente era muito esquisito e agora tá uma maravilha. Agora não faz mais medo das pessoas virem comprar à noite”, revelou.

O recepcionista Marcos José chegava do trabalho com sua bicicleta por volta das 21h e também comentou sobre a melhoria da qualidade de vida com a nova iluminação da grota do Canal 5. “Essa região aqui era tudo escuro, sob a luz do céu, bem dizer. Então, ficou excelente, não só nessa parte aqui, mas nessa região toda. Dá mais segurança para quem tá passando e para quem é morador”, afirmou o jovem de 25 anos que mora na comunidade desde os 7 anos de idade.

Somente no Jacintinho, um dos bairros mais populosos de Maceió, receberam iluminação 100% em LED, através do Brota na Grota, as comunidades Aldeia do Índio, Piabas, Pau D’arco 1, Pau D’arco 2, Vale Verde, Grota do Canal 5 e a Grota do Ary, local de residência de Júnior Fortunato e a sobrinha Sofia.

Morador revela que toda a comunidade se valorizou com iluminação. Foto: Ascom Ilumina
Morador revela que toda a comunidade se valorizou com iluminação. Foto: Ascom Ilumina

Para ele, a grande mudança ocorreu no comércio, que reacendeu as vendas, a partir da chegada dos equipamentos em LED. “Agora, a gente fica aberto até mais tarde. As crianças podem brincar à vontade e toda a comunidade se valorizou pela nova iluminação”, garante o morador que trabalha com recreação infantil e vive na comunidade há 29 anos.

Já para a jovem estudante Sofia Andely, sobrinha de Júnior, o motivo para comemorar é que a nova iluminação diminui o risco de assalto, o que permite que ela fique na rua até um pouco mais tarde.

A cidade alcançou mais de um terço das comunidades urbanas ativas com a iluminação modernizada em 36 grotas de Maceió. A iniciativa reforça os critérios que são prioridade da Prefeitura de Maceió com a efetivação do Brota na Grota ao priorizar e beneficiar moradores em situação de vulnerabilidade social.

“Foram inúmeras ações conjuntas da Prefeitura de Maceió, com um esforço intersetorial para que todas as secretarias pudessem levar seus serviços e benefícios diretamente para as comunidades maceioenses. É extremamente gratificante conversar com as pessoas que viram suas comunidades transformadas. A população é profundamente grata a quem leva iluminação, infraestrutura e saúde mais perto dela”, pontuou o diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo.

*Redação com Assessoria