Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Horário estendido visa facilitar o acesso da população aos serviços de saúde
A Prefeitura de Maceió ampliou, nesta semana, o horário de funcionamento de mais uma unidade de saúde. Agora, a Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Melo, no Bom Parto passa a integrar o Corujão da Saúde. Além do funcionamento normal, a unidade passa a ofertar serviços das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira. Com a medida, Maceió contabiliza 23 unidades que atendem durante o período noturno. O programa já contabiliza 352.487 atendimentos desde a sua inauguração.
A população que reside nas proximidades desta unidade poderá contar com diversos serviços em saúde, como: clínica-médica, odontologia, pré-natal, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites B e C e gravidez), puericultura, ginecologia, desenvolvimento infantil e do adolescente, saúde do homem, saúde do idoso, acompanhamento de doentes crônicos (hipertensão e diabetes mellitus), acompanhamento de hanseníase e tuberculose, aferição de pressão arterial e glicemia e vacinação. Além de dispensação de medicamentos e insumos.
“O Corujão da Saúde representa um grande avanço na saúde pública da nossa capital. O programa facilita o acesso de pessoas que não podem se dirigir aos postos durante o dia para cuidar da saúde. Com o horário estendido, os usuários podem ir às unidades também no horário noturno para realizar um atendimento médico”, destaca o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura.
Como ter acesso aos serviços
O acesso aos serviços ofertados no Corujão da Saúde da USF Geraldo Melo se dá por meio da apresentação da documentação pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS. Havendo vagas disponíveis no dia, o usuário é prontamente atendido na unidade. Nos casos em que as vagas já estão preenchidas, os profissionais fazem um agendamento prévio para o dia seguinte ou o dia mais próximo possível.
Unidades que já contam com o Corujão da Saúde
UBS Maria da Conceição Paranhos (Jacarecica), UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes), UBS José Tenório (Serraria), UBS Durval Cortez (Prado), UBS Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins), UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), UBS Antônio de Pádua (Petrópolis), UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia), UBS Djalma Loureiro (Clima Bom), UBS Aliomar Lins (Benedito Bentes), USF Jorge David Nasser (Ipioca), USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce), UBS Jardim São Francisco (Levada), UBS Felício Napoleão (Jacintinho), US Jorge Duarte Quintela Cavalcanti (Graciliano Ramos), URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia), UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro), USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins), UBS José de Araújo Silva (Jacintinho), UBS Hélvio Auto (Trapiche da Barra) e UBS Roland Simon (Vergel).
*Redação com Assessoria