Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025
Buscando eliminar riscos à saúde da população e intervir nos problemas sanitários decorrentes da comercialização irregular de produtos alimentícios, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou, na manhã desta quinta-feira (10), uma fábrica de bolos e salgados localizada no Centro da cidade. O estabelecimento estava com infraestrutura precária e insalubridade generalizada, representando um grave risco à saúde pública.
Ao chegarem no local, os fiscais da Visa observaram paredes mofadas, presença de veneno para roedores, exposição do teto na área de manipulação de alimentos e maquinário fora dos padrões sanitários.
De acordo com o chefe especial da Vigilância Sanitária, Airton Santos, a ausência de condições mínimas de higiene era tanto estrutural, quanto na manipulação dos alimentos. “Encontramos um local com diversas irregularidades. Não havia condições de higiene na manipulação de alimentos e nem na estrutura do estabelecimento, por isso tivemos que interditá-lo. Nosso papel não é punir, mas levar orientações junto aos empreendimentos da capital para que tenham um olhar mais vigilante sobre como os produtos desses locais estão sendo comercializados, para assegurarmos a saúde dos consumidores”, explica.
Ambiente insalubre e maquinários em péssimo estado de conservação. Fotos: Cortesia
A fábrica de bolos e salgados foi notificada, autuada e terá 30 dias para se adequar às normas sanitárias e, só então, poderá reabrir.
Como consequência das irregularidades flagradas pelos fiscais da Vigilância Sanitária Municipal, o estabelecimento deverá responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$180 a R$19 mil. O valor é estabelecido conforme a gravidade das infrações encontradas.
Disque Denúncia
Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo.
Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.