Aguarde. Carregando informações.
Meio ambiente

Conferência do Clima: Lula pedirá à ONU que a COP de 2025 seja feita na Amazônia

Conferência do Clima: Lula pedirá à ONU que a COP de 2025 seja feita na Amazônia

(Imagem: Reprodução/TV Globo)

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta quarta-feira (16) que pedirá à Organização das Nações Unidas (ONU) para a Amazônia sediar a Conferência do Clima (COP) em 2025.

Lula deu a declaração no Egito ao discursar no evento "Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática", relacionado à COP27. Governadores brasileiros também participaram do evento.

O presidente eleito desembarcou no Egito, na última segunda-feira (14), para participar da COP27 a convite do presidente egípcio Abdel Fatah al-Sissi. Esta é a primeira viagem de Lula ao exterior desde que venceu Bolsonaro nas urnas.

Entre outros pontos, a Cúpula do Clima serve para que os países possam discutir as mudanças climáticas e propor medidas para a redução de gases do efeito estufa. O Brasil iria sediar a COP25, em 2019, mas a pedido do presidente Jair Bolsonaro a conferência mudou de país e foi transferida para a Espanha.

"Nós vamos falar com o secretário-geral da ONU [António Guterres] e vamos pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil e, no Brasil, seja feita na Amazônia. E, na Amazônia, tem dois estados aptos a receber qualquer conferência internacional, que é o estado da Amazonas e o estado do Pará", afirmou Lula nesta quarta.
 

Veja a íntegra do discurso de Lula na COP 27

Lula discursa durante evento 'Carta da Amazônia' na COP27

Lula discursa durante evento 'Carta da Amazônia' na COP27

Ainda no discurso desta quarta-feira (16), Lula acrescentou ser "importante" que as pessoas conheçam a Amazônia.

"Acho muito importante que [a COP em 2025] seja na Amazônia e acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia e que defendem o clima conheçam de perto o que é aquela região."
 

Lula também aproveitou o discurso para dizer que "o Brasil está de volta ao mundo".

Ministério para os povos indígenas

 

A agenda de Lula divulgada para esta quarta-feira também prevê um encontro com representantes da sociedade civil e a participação do presidente eleito no Fórum Internacional dos Povos Indígenas sobre Mudança Climática.

Durante a campanha eleitoral, Lula disse que, se eleito, iria criar um ministério voltado para os povos indígenas.

No discurso desta quarta-feira, voltou a falar na criação do ministério.

"Nós vamos fazer uma luta muito forte contra o desmatamento ilegal. É importante as pessoas saberem que vamos cuidar muito forte dos povos indígenas. E vamos criar um Ministério dos Povos Originários para fazer com que eles não sejam tratados como bandidos", afirmou o presidente eleito.

*G1