Aguarde. Carregando informações.
Meio ambiente

FPI do São Francisco reforça importância da preservação do meio ambiente em comunidades do Sertão

FPI do São Francisco reforça importância da preservação do meio ambiente em comunidades do Sertão

(Imagem: Jonathan Lins)

A equipe de Educação Ambiental da 11ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco está realizando ações para comunidades do Alto Sertão de Alagoas. Na noite dessa terça-feira (21), crianças e adultos do Povoado Tingui, na zora rural da cidade de água Branca, participaram do cinema ambiental e da oficina de sabão ecológico.

O coordenador da equipe e gerente de de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Pedro Normande, explicou que a comunidade está localizada dentro da Unidade de conservação estadual (Refúgio da Vida Silvestre do Morro do Caraunã).

"Realizamos um cinema ambiental para adultos, adolescentes e crianças. Essa atividade de educação ambiental é de grande importância, porque é uma atividade de conscientização ambiental para que eles continuem protegendo toda a Caatinga, a vegetação e os animais silvestres. A gente do IMA vem realizando esse trabalho há alguns anos", explicou Normande.

O coordenador contou também que houve uma oficina de sabão ecológico para os adultos.

"Na oficina de sabão ecológico mostramos como a gente evita que o óleo de cozinha usado seja jogado na natureza ou em corpos hídricos, e como transformamos esse óleo vegetal em sabão ecológico", disse

Responsáveis pela oficina do sabão ecológico, as assessoras técnicas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Elisangela Tavares e Dionarí Santos ensinaram o passo a passo para a produção.

"Esse trabalho vem sendo desenvolvido junto aos municípios em parceria com a Semarh há alguns anos e através da implantação da coleta seletiva. O projeto para produção de sabão com óleo usado tem o objetivo de fazer com que a população entenda que o descarte inadequado desse produto causa poluição no meio ambiente, prejudicando a diversidade na fauna e na flora. Esse óleo indo direto para os rios, lagos e mares vai contaminar a água e todos os seres que ali existe. Eles podem ficar sem oxigênio. A água fica poluída e as pessoas ficam impedidas de consumir", explica Elisangela.

Durante a oficina, as assessoras técnicas mostraram que para a produção do sabão ecológico, são necessários apenas gente três ingredientes que são o óleo, a essência e a soda cáustica. Para a receita apresentada na comunidade precisa-se de meio litro de óleo, 20ml de essência e 100ml de soda cáustica, que é utilizada para reciclar o óleo.

"A medida que ele muda a forma física, a gente está reciclando e não reutilizando o óleo", reforça.

Durante a mesma ação da FPI, o IMA realizou o plantio de mudas com as crianças do Povoado Tingui.

"Toda atividade da educação ambiental é importante, porque ela é uma prevenção e a gente acredita que é um trabalho contínuo, de formiguinha", destacou Pedro Normande.

Gincana Ambiental

Na tarde dessa quarta-feira (23), a equipe de Educação Ambiental da FPI do São Francisco realizou uma gincana ambiental para 150 alunos e 20 professores na Escola Municipal de Educação Básica Sabino Ramariz, onde foram realizados diversos jogos ambientais e as equipes vencedores ganharam uma aula no barco escola do IMA na Lagoa Mundaú/Manguaba.

"Serão 50 pessoas, entre professores e alunos, que terão a oportunidade de viajar para Marechal Deodoro, onde irão navegar de catamarã e terão uma aula de campo proporcionada pelo IMA", explicou Normande.

Durante os primeiros três dias da FPI, a equipe de Educação Ambiental já realizou ações ações conscientização nas cidades de Delmiro Gouveia, Água Branca, Mata Grande, Pariconha e Inhapi, no Alto Sertão de Alagoas.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria