Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 23 de dezembro de 2025

Meio ambiente

Nova onda de calor deve elevar temperaturas no Brasil nesta semana de Natal; veja previsão

Fenômeno se formou na última segunda-feira (22) e deve afetar boa parte do Centro-Sul. Termômetros ficarão acima de 35 °C em cidades como São Paulo, que pode ter a maior temperatura já observada em um mês de dezembro.

Nova onda de calor deve elevar temperaturas no Brasil nesta semana de Natal; veja previsão

Pedestres enfrentam forte calor na região central da cidade de São Paulo (Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Esta primeira semana do verão será marcada por uma intensa onda de calor que promete elevar as temperaturas em boa parte do Centro-Sul do país.

Em vários pontos do SudesteCentro-Oeste e Sul, as temperaturas devem ficar bem acima do normal para dezembro, com tardes muito quentes e madrugadas também, cenário típico de uma onda de calor.

 Os meteorologistas definem que uma onda de calor acontece quando a temperatura fica pelo menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.

Segundo a previsão do tempo, o padrão nessa semana do Natal é resultado da atuação de uma massa de ar quente e seco, reforçada pela Alta Subtropical do Atlântico Sul, que atua como um bloqueio e impede o avanço de sistemas de chuva mais organizados.

Diferentemente dos últimos dias, contudo, quando o calor aparecia de forma mais pontual, agora a tendência é de persistência, com vários dias consecutivos de temperaturas elevadas (até pelo menos o próximo domingo, 28 de dezembro).

O calor deve atingir principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e algumas áreas do Centro-Oeste, além do extremo sul de Goiás (veja MAPA abaixo).

Veja o mapa da onda de calor. — Foto: Arte/g1 - Gui Sousa

Veja o mapa da onda de calor. — Foto: Arte/g1 - Gui Sousa

No Sudeste, o calor ganha força principalmente no interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais.

Segundo a Climatempo, a capital paulista pode registrar máximas próximas de 35 °C e não se descarta recorde histórico para dezembro caso os termômetros cheguem a 36 °C.

No Rio de Janeiro, o calor volta a predominar ao longo da semana, após períodos de nebulosidade e chuva passageira.

No Centro-Oeste, o calor também segue predominante, com temperaturas elevadas e chuvas isoladas, típicas de dias quentes e abafados.

Já no Sul, especialmente entre Santa Catarina e o Paraná, o período mais crítico ocorre até o dia de Natal. Depois disso, a tendência é de redução gradual do calor, com a volta das chuvas quie devem ajudar a aliviar as temperaturas.

No Norte e no Nordeste (que não estão sob influência da onda de calor), o calor será mais sentido no interior, enquanto o litoral segue sob influência da ventilação oceânica, o que ajuda a conter as máximas.

Ainda assim, há risco de temporais, principalmente no Norte, com volumes elevados de chuva em alguns pontos (veja mais ABAIXO).

 Terça chuvosa em parte do país

 

Nesta terça-feira (23), a previsão indica chuva forte no Sul e no Norte. Em outras áreas do país, as temperaturas devem ficar acima da média.

No Sul, a chuva deve ocorrer desde as primeiras horas no Rio Grande do Sul e avançar ao longo do dia para Santa Catarina e o sudoeste do Paraná.

Há previsão de temporais, rajadas de vento entre 40 e 70 km/h e chuva localmente volumosa no norte e noroeste gaúcho, oeste e sul catarinense e sudoeste paranaense.

No Paraná e no norte de Santa Catarina, as temperaturas devem seguir acima da média.

Mapa mostra previsão de chuva para esta terça (22) em todo o Brasil. — Foto: Inmet/Reprodução

Mapa mostra previsão de chuva para esta terça (22) em todo o Brasil. — Foto: Inmet/Reprodução

No Sudeste, o tempo deve ficar firme na maior parte da região.

Em São Paulo, o sol predomina, com poucas nuvens. A capital pode atingir 34 °C, e áreas do interior podem chegar a 36 °C 37 °C.

No Rio de Janeiro, o tempo deve permanecer firme ao longo do dia.

Em Minas Gerais, há previsão de pancadas de chuva no noroeste e na faixa leste. No Triângulo Mineiro e no sul do estado, as temperaturas devem ficar acima da média.

No Espírito Santo, a chuva pode ocorrer de forma isolada.

No Centro-Oeste, o calor predomina e há previsão de pancadas fortes em Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, com risco de temporais. Em Goiás e no Distrito Federal, a chuva deve ocorrer de forma irregular, e as temperaturas seguem acima da média.

No Norte, as instabilidades devem seguir ativas. Amazonas, Pará, Rondônia e Amapá podem registrar temporais, raios e volumes elevados de chuva, principalmente no sudeste do Amazonas e no sul e sudoeste do Pará.

Acre, Roraima e Tocantins devem ter pancadas moderadas e tempo abafado.

No Nordeste, a chuva deve se concentrar no sul, oeste e norte da Bahia, além de áreas do Ceará, Maranhão, Piauí e oeste de Pernambuco.

No interior, o tempo segue mais seco. No litoral, o dia deve alternar sol e pancadas rápidas.

 
Mapa mostra previsão de temperatura máxima para esta terça (23). — Foto: CPTEC/Inpe

Mapa mostra previsão de temperatura máxima para esta terça (23). — Foto: CPTEC/Inpe

Veja como ficam as temperaturas em TODAS as capitais brasileiras, segundo o Inmet:

 

*G1