Terça-Feira, 23 de dezembro de 2025
Terça-Feira, 23 de dezembro de 2025
Fenômeno se formou na última segunda-feira (22) e deve afetar boa parte do Centro-Sul. Termômetros ficarão acima de 35 °C em cidades como São Paulo, que pode ter a maior temperatura já observada em um mês de dezembro.
Pedestres enfrentam forte calor na região central da cidade de São Paulo (Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)
Esta primeira semana do verão será marcada por uma intensa onda de calor que promete elevar as temperaturas em boa parte do Centro-Sul do país.
Em vários pontos do Sudeste, Centro-Oeste e Sul, as temperaturas devem ficar bem acima do normal para dezembro, com tardes muito quentes e madrugadas também, cenário típico de uma onda de calor.
Os meteorologistas definem que uma onda de calor acontece quando a temperatura fica pelo menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.
Segundo a previsão do tempo, o padrão nessa semana do Natal é resultado da atuação de uma massa de ar quente e seco, reforçada pela Alta Subtropical do Atlântico Sul, que atua como um bloqueio e impede o avanço de sistemas de chuva mais organizados.
Diferentemente dos últimos dias, contudo, quando o calor aparecia de forma mais pontual, agora a tendência é de persistência, com vários dias consecutivos de temperaturas elevadas (até pelo menos o próximo domingo, 28 de dezembro).
O calor deve atingir principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e algumas áreas do Centro-Oeste, além do extremo sul de Goiás (veja MAPA abaixo).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/c/H/X8DdVRTO6bdicyPs8txw/251222-info-altas-temp-brasil.png)
Veja o mapa da onda de calor. — Foto: Arte/g1 - Gui Sousa
No Sudeste, o calor ganha força principalmente no interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais.
Segundo a Climatempo, a capital paulista pode registrar máximas próximas de 35 °C e não se descarta recorde histórico para dezembro caso os termômetros cheguem a 36 °C.
No Rio de Janeiro, o calor volta a predominar ao longo da semana, após períodos de nebulosidade e chuva passageira.
No Centro-Oeste, o calor também segue predominante, com temperaturas elevadas e chuvas isoladas, típicas de dias quentes e abafados.
Já no Sul, especialmente entre Santa Catarina e o Paraná, o período mais crítico ocorre até o dia de Natal. Depois disso, a tendência é de redução gradual do calor, com a volta das chuvas quie devem ajudar a aliviar as temperaturas.
No Norte e no Nordeste (que não estão sob influência da onda de calor), o calor será mais sentido no interior, enquanto o litoral segue sob influência da ventilação oceânica, o que ajuda a conter as máximas.
Ainda assim, há risco de temporais, principalmente no Norte, com volumes elevados de chuva em alguns pontos (veja mais ABAIXO).
Nesta terça-feira (23), a previsão indica chuva forte no Sul e no Norte. Em outras áreas do país, as temperaturas devem ficar acima da média.
No Sul, a chuva deve ocorrer desde as primeiras horas no Rio Grande do Sul e avançar ao longo do dia para Santa Catarina e o sudoeste do Paraná.
Há previsão de temporais, rajadas de vento entre 40 e 70 km/h e chuva localmente volumosa no norte e noroeste gaúcho, oeste e sul catarinense e sudoeste paranaense.
No Paraná e no norte de Santa Catarina, as temperaturas devem seguir acima da média.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/6/g/1RaRuATGKwk5xdce8BEA/inmet.png)
Mapa mostra previsão de chuva para esta terça (22) em todo o Brasil. — Foto: Inmet/Reprodução
No Sudeste, o tempo deve ficar firme na maior parte da região.
Em São Paulo, o sol predomina, com poucas nuvens. A capital pode atingir 34 °C, e áreas do interior podem chegar a 36 °C a 37 °C.
No Rio de Janeiro, o tempo deve permanecer firme ao longo do dia.
Em Minas Gerais, há previsão de pancadas de chuva no noroeste e na faixa leste. No Triângulo Mineiro e no sul do estado, as temperaturas devem ficar acima da média.
No Espírito Santo, a chuva pode ocorrer de forma isolada.
No Centro-Oeste, o calor predomina e há previsão de pancadas fortes em Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, com risco de temporais. Em Goiás e no Distrito Federal, a chuva deve ocorrer de forma irregular, e as temperaturas seguem acima da média.
No Norte, as instabilidades devem seguir ativas. Amazonas, Pará, Rondônia e Amapá podem registrar temporais, raios e volumes elevados de chuva, principalmente no sudeste do Amazonas e no sul e sudoeste do Pará.
Acre, Roraima e Tocantins devem ter pancadas moderadas e tempo abafado.
No Nordeste, a chuva deve se concentrar no sul, oeste e norte da Bahia, além de áreas do Ceará, Maranhão, Piauí e oeste de Pernambuco.
No interior, o tempo segue mais seco. No litoral, o dia deve alternar sol e pancadas rápidas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/V/k/7YaAxQRjAlaYeggIQJuQ/tmax-bra-048.png)
Mapa mostra previsão de temperatura máxima para esta terça (23). — Foto: CPTEC/Inpe