Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024

Polícia

Bope prende criminosos envolvidos com assalto a bancos na parte alta de Maceió

Bope prende criminosos envolvidos com assalto a bancos na parte alta de Maceió

(Imagem: Assessoria)

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) prendeu dois indivíduos, suspeitos de planejarem contra uma agência bancária, durante a madrugada desta quinta-feira (31), na parte alta de Maceió.

A ação ocorreu após a execução de um Plano de Defesa acionado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL), envolvendo uma dupla que estava registrando fotos no entorno de um banco, localizado no município de Anadia, interior de Alagoas. Após serem acionados por populares, os militares da 1ª Companhia de Polícia Militar/Independente (CPM/I) abordaram os suspeitos, mas os liberaram, por não haver irregularidades aparentes, como um mandado de prisão em aberto.

Apesar de não darem sequência na abordagem, os policiais entraram em contato com o comandante de sua unidade, que por sua vez, comunicou a SSP/AL para que fossem feitas averiguações mais aprofundadas.

Nas apurações, foi verificado que entre os abordados estava o autor de diversos arrombamentos a instituições financeiras do país e bastante conhecido por sua habilidade em “cortar” cofres bancários. Ele inclusive responde a inquéritos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além de ser investigado também pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro.

Um dos crimes apontados em desfavor do indivíduo está o furto qualificado contra uma joalheria de Natal cometido no último domingo (27). Nos levantamentos, a SSP também constatou que o veículo usado por eles tinha passado por cidades próximas à Anadia, como Maribondo e Pilar.

Após o contato feito pela primeira equipe interventora e dadas as circunstâncias apuradas, foi acionado o Plano de Defesa do Estado, que foi criado pela SSP para conter ações criminosas de alta complexidade, alta intensidade e baixa familiaridade. Diante do fato, todas as forças de segurança do estado iniciaram as ações de alerta com uma atuação integrada, sistemática e permanente até a prisão dos envolvidos.

Após a prisão, a dupla foi encaminhada para a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, da Polícia Civil (DRACCO/PC-AL), tendo sido os procedimentos cartorários efetuados na Seção de Crimes contra Instituições Financeiras de Alagoas.

Em seguida, os dois presos foram levados ao Instituto de Criminalística para coleta de material genético, que poderá ser submetido à comparação com outros materiais já colhidos em locais de crime contra instituições financeiras. Eles também foram conduzidos ao Instituto Médico Legal para exame de corpo de delito e direcionados à custódia, ficando à disposição da Justiça. Diversos equipamentos que seriam usados na ação criminosa foram apreendidos.

*Redação com Assessoria