Sexta-Feira, 01 de novembro de 2024
Sexta-Feira, 01 de novembro de 2024
Uma das mais tradicionais corridas de rua de Maceió chega a sua 37ª edição. A Corrida Tiradentes será realizada pela Polícia Militar de Alagoas na manhã do próximo dia 23 de abril. A concentração tá marcada para às 5h e a largada, às 6h.
A Corrida Tiradentes pretende não só homenagear o patrono da Corporação, como também estreitar o relacionamento entre sociedade e a PM, por meio da prática esportiva. Outro objetivo da corrida é a promoção do lazer, com a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas.
As inscrições já podem ser feitas pelos militares e público civil pelo site www.meiamaratonatiradentes.com.br. Os esportistas poderão escolher as categorias Geral, Policial Militar e Idoso, nos gêneros masculino e feminino, sendo 5km, 10 km e 21 Km (meia-maratona). O valor da inscrição on-line do lote de abertura consta a partir de R$ 67,50.
Todos os corredores que terminarem a prova receberão medalha de participação. Os três primeiros colocados das categorias, geral, militar e idoso receberão troféus. Os kits dos atletas, compostos por uma sacola, uma camiseta e o número de inscrição, serão entregues no dia anterior ao da prova (22 de abril). Os competidores da meia-maratona também receberão uma viseira.
As inscrições seguem até o dia 03 de abril ou enquanto atingir o limite de vagas disponíveis.
Patrono: Tiradentes
A independência do Brasil se tornou motivo de sua vida, pois radicalizou sua posição a ponto de não se importar coma entrega da própria vida naquela revolução. O que Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, não esperava é que um dos integrantes do grupo acabasse com o sonho de um país livre. Joaquim Silvério dos Reis, que se fingia ser amigo dos conspiradores e participava das reuniões, delatou o grupo aos representantes da coroa portuguesa.
Tiradentes foi preso em 1789, ficando incomunicável por três anos até que, em 18 de abril de 1792, sua sentença é proferida. Às 9 horas do dia 21 e abril de 1792 foi iniciado o cortejo que culminaria em sua morte.
A morte infamante a que foi condenado representa, na verdade, a glorificação de sua vida como protomártir de nossa independência. Os ideais de liberdade, pelos quais pugnou Tiradentes, num exemplo inexcedível de coragem, abnegação e patriotismo, constituem valioso patrimônio da nação, que devem ser preservados.
Pelo fato de ter mostrado grande bravura e exercer sua labuta nas milícias que cuidavam da ordem pública na época do Brasil colônia, por justiça fora aclamado como patrono das polícias militares do Brasil.
*Redação com Assessoria