Sexta-Feira, 29 de novembro de 2024
Sexta-Feira, 29 de novembro de 2024
A Chefia Especial de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) deu início, nesta segunda-feira (22), ao IX Estágio Técnico para o Plano de Defesa. A capacitação será voltada para os 52 cadetes da Polícia Militar que estão no Curso de Formação de Oficiais (CFO), e acontece em parceria com a Academia da PM Senador Arnon de Mello (APMSAM).
Ao longo da semana, os alunos receberão conhecimento sobre diversas ferramentas que poderão ser usadas durante uma crise composta por múltiplos ataques coordenados, dentre elas, elementos de inteligência, unidades especiais e forças de segurança parceiras. Além disso, estão sendo abordadas as ações estratégicas criadas pela SSP para combater ocorrências de alta complexidade, alta intensidade e baixa familiaridade.
As ferramentas a serem repassadas foram aprendidas através de simulações envolvendo equipes da Diretoria de Inteligência da PM-AL, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, da Polícia Científica de Alagoas e da Polícia Penal, através da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
Na aula inaugural do estágio houve uma palestra on-line ministrada pelo tenente-coronel Vinícius de Souza, que é comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, da PM do Mato Grosso do Sul, e já atuou bastante na linha de frente nos combates ao Novo Cangaço e em atos de Domínio de Cidades.
Outro destaque será a instrução sobre uma técnica chamada de Mactac (traduzido do inglês, Capacidade de Resposta Contraterrorista Frente a Múltiplos Ataques). Os conhecimentos serão repassados pelo capitão Paulo Augusto Aguilar, que é da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Segundo a coordenadora do IX Estágio Técnico para o Plano de Defesa, tenente-coronel Josiene Lima, as instruções possibilitarão aos futuros oficiais o contato com temáticas inovadoras do Plano de Defesa.
“Eles também receberão informações sobre gerenciamento de incidente crítico e a montagem de um sistema de comando e controle, que vai ajudar a gerir diversas situações em forma de exercícios simulados. Isso trará uma vivência próxima da realidade em um ambiente acadêmico”, afirmou a oficial, lembrando-se da simulação que deve ocorrer nos últimos dias de instruções em alguns pontos de Maceió.
Informações sobre possíveis conflitos entre grupos criminosos dentro de Maceió serão repassadas para que os cadetes criem um planejamento de combate a ser colocado em prática e avaliado pelos instrutores.
A solenidade de abertura do estágio contou com a presença do subcomandante-geral da PM-AL, coronel Neyvaldo Amorim, que enalteceu o empenho da SSP no combate a estes tipos de crimes em Alagoas. Ele também reforçou a importância das capacitações para a tropa.
“Sempre iremos buscar mais qualificação para os nossos profissionais e que assim eles possam estar mais preparados para servir à sociedade alagoana. Os cadetes serão futuros comandantes e precisam ter o conhecimento adequado para conseguir liderar o efetivo da melhor forma possível diante das diversas situações”, disse o coronel.
Também participaram do evento, o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, coronel Marcos Sampaio; o comandante da APMSAM, tenente-coronel Mário Xavier; e o chefe especial de Inteligência da SSP, tenente-coronel Raumário Jerônimo.
*Agência Alagoas