Quarta-Feira, 07 de maio de 2025
Quarta-Feira, 07 de maio de 2025
O presidente Lula buscará apoio durante sua participação na 9ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), nesta quarta-feira (9), em Honduras, para a indicação de uma mulher para a Secretaria-Geral da ONU.
A intenção de Lula é angariar apoio para uma candidatura única indicada pelo bloco. Dois nomes estão entre os mais fortes, neste momento: a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet e a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley. O nome, porém, não deve ser definido neste momento.
Nunca houve uma liderança feminina nessa posição. O mandato do atual secretário-geral, o português António Guterres, termina no ano que vem.
A avaliação do Itamaraty é que, respeitando o princípio de rotatividade regional, caberia à América Latina e ao Caribe a indicação para o cargo.
Caso todos os países concordem, a intenção de indicação do nome deve ser formalizada na declaração sobre mulheres, paz e segurança, também sugerida pelo Brasil. A intenção é que seja uma declaração separada da declaração final da Cúpula.
A publicação dessa outra declaração também depende da concordância dos outros membros da CELAC. A maior dificuldade deve ser convencer os países com governos mais alinhados à direita, como a Argentina, de Javier Milei.
*R7