Aguarde. Carregando informações.
Política

G20: Arthur Lira traz para Maceió reunião global de Mulheres Parlamentares do P20

G20: Arthur Lira traz para Maceió reunião global de Mulheres Parlamentares do P20

(Imagem: Assessoria )

Maceió vai sediar a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20. O evento vai colocar a capital de Alagoas no centro dos debates legislativos mundiais e deve ocorrer na cidade em julho de 2024. A articulação para trazer a reunião para Alagoas é do deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara. Lira exerce também a presidência do P20, colegiado dos parlamentares dos 19 países do bloco G20, além do Brasil.

O G20 (Grupo dos 20) é um fórum de cooperação econômica internacional criado em 1999 e formado por 19 países, entre nações desenvolvidas e emergentes e, também, pela União Europeia. Já o P20 é o grupo que reúne os parlamentos destes países. A expectativa é de receber em Maceió de mais de 40 presidentes e representantes de Câmaras, Senados e Assembleias Nacionais das maiores potências mundiais, especialmente de suas bancadas femininas.

“É uma honra para nossa Maceió, e para o estado de Alagoas, sediar este evento com membros de parlamentos nacionais, parlamentos internacionais e organismos internacionais como a ONU e a União Inter-Parlamentar. Tenho defendido na Câmara, durante nosso mandato à frente da Casa, a bandeira da representatividade feminina e da presença das mulheres brasileiras nos postos de comando e nas esferas decisórias da política. Esta 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 será uma oportunidade ímpar na busca por este ideal indispensável e cidadão”, disse Lira.

Já nas articulações para a organização do evento, Arthur Lira recebeu na residência oficial da Câmara dos Deputados, em Brasília, o presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Austelino Tavares Correia, acompanhado do embaixador cabo-verdiano José Pedro Chantre D’Oliveira. Na ocasião, presidente da Câmara entregou aos líderes africanos os convites para a reunião de Maceió, e dialogou sobre prioridades da pauta legislativa, sobre a situação política no arquipélago e sobre as próximas eleições municipais no Brasil.

*Assessoria