Sábado, 04 de janeiro de 2025
Sábado, 04 de janeiro de 2025
Prefeito foi reeleito com 83,25% dos votos válidos, o maior percentual da história de Maceió
O prefeito de Maceió, JHC, e o vice, Rodrigo Cunha, tomaram posse nesta quarta-feira (01), no auditório da Associação Comercial, em Jaraguá, para o mandato de 2025-2028. JHC foi reeleito, em primeiro turno, com 83,25% dos votos válidos, o maior percentual da história de Maceió. O desempenho nas urnas fez dele o prefeito mais votado do Nordeste e o segundo mais votado do país nas eleições 2024.
Em seu pronunciamento, para um auditório lotado, logo após fazer o juramento e assinar o termo de posse, JHC garantiu um segundo mandato com mais trabalho pelos maceioenses e destacou os avanços da gestão nos últimos quatro anos, citando algumas metas a serem conquistadas. Ele também ressaltou o esforço do time que montou e a capacidade de investimento que o município adquiriu com o ajuste fiscal implementado.
“Lideramos uma gestão pautada na harmonia e no trabalho para o povo. Encontramos a casa desarrumada, com a gestão atolada em dívidas, mas conseguimos levar mais desenvolvimento e saúde para quem mais precisa. Hoje, Maceió se destaca não somente pelas belezas naturais, mas pelas ações que implementamos. Encontramos o município sem capacidade de pagamento, porém mudamos esta realidade e demos mais transparência aos recursos públicos”, salientou.
O prefeito informou que vai imprimir um ritmo ainda mais acelerado a partir de agora. “Será um mandato com mais musculatura, estrutura, com vontade, para a gente trabalhar ainda mais, sobretudo por quem mais precisa”.
Como metas, JHC adiantou que vai trabalhar pela ampliação dos Gigantinhos, abertura e recuperação de vias, a conclusão do programa Renasce Salgadinho e maior investimento em infraestrutura e saúde, sobretudo nas iniciativas já em execução, como o Corujão da Saúde e o Saúde da Gente.
Na solenidade, também foram empossados os 27 vereadores eleitos de Maceió. O vice-prefeito, Rodrigo Cunha, destacou a parceria com o prefeito JHC, que rendeu bons frutos ao município ao longo dos últimos quatro anos e que, agora, será consolidada em medidas que impactam na vida dos maceioenses. Rodrigo também foi empossado como secretário municipal de Infraestrutura.
“Maceió, hoje, tem um modelo de gestão que é modelo para o Brasil inteiro. Não são apenas as praias e outras belezas que sempre falam, mas um método positivo da política que nós não estávamos acostumados. Estou com esta missão para somar com o prefeito JHC, que foi meu aliado em todos os momentos de atuação. Sempre fui o maior parceiro do município, com investimentos direcionados à saúde, por exemplo. Daqui para frente, as pessoas vão viver em uma cidade cada dia melhor”, destacou.
Crescimento econômico - Quando assumiu o comando de Maceió, em 2021, JHC encontrou o município mergulhado em débitos. A cidade acumulava uma dívida superior a R$ 300 milhões. Era preciso virar a chave, controlar os gastos e usar bem os recursos públicos. Com estratégia, planejamento e mantendo a capacidade de investir, a gestão JHC mudou o cenário de caos financeiro e Maceió aparece entre as melhores situações fiscais do Brasil em 2024.
Os dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – SICONFI, divulgados pelo Centro de Liderança Pública, mostram que Maceió tem uma das melhores situações fiscais do país. A capital alagoana aparece como a 7ª com as contas mais equilibradas do Brasil e segunda do Nordeste, atrás apenas de João Pessoa.
Vale lembrar que Maceió foi a capital brasileira que mais priorizou investimentos públicos em 2023, com aumento de 1.248% em relação a 2019, segundo levantamento da Secretaria do Tesouro Nacional, divulgado em 2023 pelo jornal Valor Econômico. Já são mais de R$ 2 bilhões investidos em ações e obras estruturantes que estão trazendo desenvolvimento e dignidade para os maceioenses. É nesse cenário que JHC assume o segundo mandato de prefeito.
Currículo - JHC tem 37 anos e é natural de Maceió. Advogado, ele tem sua trajetória política marcada por ousadias e conquistas. Em 2010, aos 23 anos, foi eleito deputado estadual, tendo grande destaque no combate à corrupção no Poder Legislativo. Em 2014 foi o deputado federal mais votado de Alagoas, com 135.929 votos. Em 2018 foi reeleito, saindo das urnas como o parlamentar mais bem votado da história de Maceió e, proporcionalmente, do Brasil.
Em 2020, aos 33 anos, foi eleito em 2º turno para a Prefeitura de Maceió, tornando-se o mais jovem chefe do Executivo da história da capital alagoana. Tem uma gestão aprovada por 80% da população. Inovação, infraestrutura, saúde, educação e geração de oportunidades são suas principais marcas como gestor da capital que mais cresce no país.
*Redação com Assessoria