Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024

Política

Lira recebe Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite e discute saídas para a crise no setor

Lira recebe Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite e discute saídas para a crise no setor

(Imagem: Assessoria )

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP), recebeu na terça-feira (28), em Brasília, representantes da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL). Participaram do encontro também lideranças de entidades do setor lácteo nacional. Na visita, Lira recebeu algumas reivindicações do segmento já apresentadas ao Ministério da Agricultura (MAPA) buscando superar a crise leiteira do país que se prolonga desde a pandemia da Covid-19.

“O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo. Estimativas dão conta de que o setor empregue 4 milhões de pessoas, em 98% dos municípios do país, produzindo mais de 24 bilhões de litros por ano. Vamos estudar a fundo a pauta aqui trazida, mas um setor desta envergadura precisa de apoio e no que pudermos colaborar por meio da Câmara, ou da articulação política com o governo, iremos fazer em favor destes produtores e empresas”, afirmou Arthur Lira.

A FPPL quer medidas imediatas do Executivo federal e já sugeriu ao governo a adoção de tarifas de importação do produto subsidiado trazido da Argentina ou medidas compensatórias; a implantação de um Plano Nacional de Renegociação de Dívidas dos produtores de leite; e a realizar compras públicas de leite nacional para atender aos programas sociais do governo. O país conta com mais de 1 milhão de propriedades produtoras de leite segundo o MAPA.

Além da FPPL, entidades como a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) vem pedindo ao governo medidas estruturantes de médio e longo prazo para a cadeia leiteira, em meio à crise de baixos preços pagos ao produtor e ao aumento expressivo das importações de lácteos. No último mês, o governo anunciou destinação de R$ 200 milhões para compras públicas de leite em pó e elevou alíquotas de importação de lácteos fora do Mercosul como medidas emergenciais de socorro ao setor.

*Assessoria