Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta 2ª feira (24.jul.2023) o diretor da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, Bill Nelson, no Palácio do Planalto. A conversa, segundo o norte-americano, foi ampla e durou 1h30. Trataram sobre projetos espaciais em que os 2 países podem cooperar, como a melhora na vigilância sobre a Amazônia e o retorno de humanos à Lua.
O encontro contou com a presença da embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley. Segundo ela, o presidente Joe Biden deve falar com o petista “em um futuro próximo” sobre os mesmos temas tratados nesta 2ª.
“Tivemos uma conversa bem ampla com o presidente e seu time e estamos ansiosos para trabalhar com todos eles. O presidente Biden conversará com ele [Lula] em algum momento no futuro próximo”, declarou.
Nelson afirmou que agradeceu a Lula por seus esforços em tentar conter a destruição na Amazônia e contou de quando foi ao espaço, 37 anos atrás, e viu com seus próprios olhos o desmatamento da floresta.
“Estamos colocando novos três satélites que vão adicionar extrema habilidade extrema poder identificar a destruição da floresta“, disse. O chefe da Nasa segue no Brasil nos próximos dias, quando irá a São Paulo visitar o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a Embraer.
Também presente na reunião, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, deve acompanhar Nelson nessas visitas. Perguntada sobre a vontade do Brasil em aceitar a parceria com os EUA para monitorar a Amazônia, a ministra disse que há “todas as intenções”, mas que é preciso avaliar custos e termos da cooperação.