Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 27 de março de 2026

Política

Marx Beltrão se consolida como um dos articuladores no Congresso em defesa do fim da escala 6x1

Marx Beltrão se consolida como um dos articuladores no Congresso em defesa do fim da escala 6x1

(Imagem: Assessoria )

O deputado federal Marx Beltrão voltou a defender nesta sexta-feira (27) o fim da escala de trabalho 6x1 no Brasil. O parlamentar tem se destacado como um dos principais articuladores do tema na Câmara dos Deputados. Em defesa do fim da 6x1, ele intensificou o diálogo com parlamentares de diversas siglas e também com integrantes da bancada federal alagoana.

Marx Beltrão tem atuado diretamente junto a lideranças políticas e partidárias para construir consenso em torno da proposta. O deputado também tem levado o debate para dentro de seu partido e ampliado a discussão com diferentes setores do Congresso Nacional. Em Alagoas, ele desponta como o principal defensor do fim da jornada 6x1 e da melhoria das condições de trabalho.

“O trabalhador brasileiro precisa de mais tempo para viver, conviver com a família e cuidar da sua saúde física e mental. Não é aceitável que, em um país do porte econômico do Brasil, ainda tenhamos jornadas tão exaustivas. O fim da escala 6x1 é uma medida de respeito, dignidade e valorização do trabalhador”, afirmou o deputado.

O parlamentar defende uma ampla escuta com todos os setores produtivos, incluindo indústria, comércio e serviços, para construção de um novo modelo. Beltrão sinaliza preferência pela jornada 5x2, mas reforça que o essencial é encerrar o atual formato de seis dias seguidos de trabalho. “O modelo pode ser discutido, mas o fim da escala 6x1 precisa ser uma prioridade nacional”, destacou.

A discussão ganhou força nesta semana após o presidente da Câmara, Hugo Motta, indicar o avanço da proposta. A expectativa é que o tema seja analisado na Comissão de Constituição e Justiça até o início de abril. A previsão também é que a matéria seja levada ao plenário da Casa já no mês de maio.

No Congresso Nacional, tramitam propostas como as da deputada Érika Hilton e do deputado Reginaldo Lopes. As iniciativas tratam da redução da jornada de trabalho e do fim da escala 6x1 em todo o país. O debate envolve diferentes modelos, mas converge para a necessidade de mudança.

“Queremos muito e estamos trabalhando muito para, em maio, mês em que se celebra o Dia do Trabalho, materializarmos no Congresso esse reconhecimento aos trabalhadores brasileiros. Queremos ajudar a construir esse novo momento e garantir mais equilíbrio entre vida e trabalho, assinando uma página histórica de valorização de quem move o país”, concluiu Marx Beltrão.

*Assessoria