Quinta-Feira, 05 de fevereiro de 2026
Quinta-Feira, 05 de fevereiro de 2026
O vereador por Maceió, Delegado Thiago Prado, usou a tribuna da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (4), para reforçar a importância da internação involuntária de dependentes químicos, especialmente daqueles que se encontram em situação de rua.
“Nós, enquanto representantes da sociedade, temos uma responsabilidade pública inerente à função que exercemos. Precisamos providenciar soluções para essas pessoas, que enfrentam problemas graves e, ao mesmo tempo, acabam gerando impactos negativos para toda a sociedade, como arrombamentos de estabelecimentos e outros prejuízos”, destacou o vereador.
Em seu discurso, Thiago Prado também ressaltou que mais uma capital brasileira adotou a medida: Curitiba. O novo protocolo é voltado a pessoas que não possuem condições de cuidar de si mesmas ou que representam risco grave à própria vida e à de terceiros.
Desde dezembro, já foram realizadas 20 internações involuntárias na capital paranaense. A portaria municipal prevê o recolhimento em situações excepcionais e estabelece critérios como risco moral ou patrimonial, além de ameaça à ordem pública.
“Se outras cidades conseguem regulamentar a internação involuntária, Maceió também pode. Mais do que isso, é uma obrigação desta Casa discutir e aprovar medidas eficazes. O cidadão de bem não merece continuar sofrendo com essas situações, e essas pessoas precisam receber o tratamento adequado”, concluiu.
*Assessoria