Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Em alusão a campanha de Janeiro Branco, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ofertou, nesta quarta-feira (24), uma palestra sobre a importância do cuidado com a saúde mental, além de ventosaterapia e ginástica laboral para os servidores.
O psicólogo Carlos Eduardo de Couto ministrou uma palestra sobre a importância de cuidar da saúde mental nos mais diversos ambientes, dentre eles, na família, no trabalho, com amigos, e, especialmente em ambientes estressantes, como são os atendimentos de urgência e emergência.
Na palestra, Couto destacou que saúde mental está ligada a ter paz, tranquilidade, bem-estar, qualidade de vida, resiliência, equilíbrio, inteligência emocional, entre outros comportamentos. “Primeiro é preciso ser gentil e empático consigo mesmo. A felicidade é algo a ser construído com prática, dedicação e tempo para se dedicar à saúde mental. Perdoar os fracassos e também ser grato, são algumas atitudes para que a pessoa possa desenvolver saúde mental. É preciso simplificar a vida, além de aprender o que é importante para cada pessoa, meditar, apreciar a vida, a natureza, música, atividade física, ler, aceitar as imperfeições, e também dizer não no momento certo”, explicou o psicólogo.
Em uma das dinâmicas realizadas, o desafio era passar uma bola com os pés para cada colega ao lado, sem tocar nela, e no final os servidores destacaram, com uma palavra, sobre o que entenderam da palestra.
GINÁSTICA LABORAL
No momento da ginástica laboral, os servidores também tiveram a oportunidade de ter um momento de descontração e leveza. Para isso, a professora de Educação Física, Aureliana Gomes, mostrou diversos movimentos corporais que podem ser realizados no ambiente do trabalho e que podem ajudar a amenizar o estresse e a tensão no dia a dia.
VENTOSATERAPIA
Vários servidores também se submeteram à ventosaterapia com o enfermeiro Ícaro Sampaio Omena, que faz parte do quadro de socorrista do Samu e que é especialista em ventosaterapia.
A terapia da ventosa é um tratamento natural, seguro e ideal para filtrar, decompor e expelir as toxinas e o sangue residual do organismo, o que dinamiza o fornecimento do oxigênio no tecido da pele e fortalece o metabolismo, além de promover uma sensível melhora na contribuição do corpo, destacou o enfermeiro.
“Contribuir, com uma escuta qualificada, os profissionais envolvidos no contexto das urgências e emergências pré-hospitalar, na minimização de sofrimentos e na forma como que cada um reage diante das situações de crise e de estresse, esse tem sido o desafio, no dia a dia” destacou a psicóloga do Samu, Amália Jambo Muniz Falcão.
*Agência Alagoas