Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Saúde

Seminário apresenta experiências exitosas de grupos de promoção à saúde do adolescente

Seminário apresenta experiências exitosas de grupos de promoção à saúde do adolescente

(Imagem: Ascom SMS)

A Coordenação Técnica de Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, nesta quarta-feira (6), um seminário de experiências exitosas de grupos de adolescentes das Unidades de Saúde do município, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), localizado no Benedito Bentes.

O objetivo do seminário foi incentivar os equipamentos de saúde e assistência social a fomentar os grupos para que prossigam promovendo estratégias de promoção à saúde, educação, dignidade e cidadania ao público adolescente das comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Os grupos de adolescentes buscam fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, possuindo um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos adolescentes.

“O grupo de adolescentes é uma potente ferramenta de promoção em saúde para eles e suas famílias. Ele foi criado justamente para que esse adolescente discuta com os profissionais assuntos como sexualidade, saúde mental, projeto de vida como o primeiro emprego e entre diversos outros assuntos que são abordados nas rodas de conversa”, afirma a coordenadora técnica de Saúde do Adolescente da SMS, Tereza Paes.

Ela ainda ressalta que a presença do adolescente dentro das unidades de saúde é mais difícil de ser conquistada e, por isso, o grupo é um instrumento de alcance desse público.

“É muito difícil a captação de demandas de adolescentes nas unidades de saúde. Esse público não costuma ir até as unidades, por isso queremos pontuar as estratégias que podem ser feitas dentro desses grupos para que esse adolescente seja incentivado a estar cuidando da saúde dentro das unidades e participando de espaço de interação e convívio nos grupos”, complementa.

Do lixo ao som

Um dos trabalhos de êxito é a Banda Som de Lata, um projeto desenvolvido pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Professora Cláudia Malta, localizado na Cidade Universitária, no qual utiliza materiais recicláveis como garrafas pet e latas de tinta para transformá-los em instrumentos musicais, extraindo som do que seria lixo e garantindo um mundo mais sustentável.

Membro do grupo de convivência há 10 anos, o jovem Tássio José Custódia, 20 anos, revelou a importância do projeto e do Centro de Convivência em sua vida.

“Eu agradeço muito poder participar do centro de convivência, pois é um lugar que tem investido em nós jovens, crianças e adolescentes. É através desse centro que nós alcançamos as oportunidades da vida, como o Jovem Aprendiz. E a Banda Som de Lata é um projeto muito importante para nós, porque nós transmitimos som através de várias coisas que as pessoas jogam nas ruas”, disse.

*Secom Maceió