Aguarde. Carregando informações.
Saúde

Sesau recebe comitiva de Rio Grande do Norte para intercâmbio de práticas de saúde

Sesau recebe comitiva de Rio Grande do Norte para intercâmbio de práticas de saúde

(Imagem: Marco Antonio / Ascom Sesau)

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) receberam uma comitiva do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (14), para conhecer as práticas exitosas relacionadas à saúde alagoana. O objetivo do intercâmbio, que prossegue até sábado (16), é visitar unidades de saúde estaduais e conhecer programas que são referenciais no estado e nacionalmente.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, relata que a troca de experiências é de suma importância para que outros estados também possam ter avanços.

“Estivemos no Rio Grande do Norte no mês passado para conhecer as tecnologias que eles têm disponíveis, para que também possamos aplicar em Alagoas. Agora, a comitiva está aqui para observar as nossas práticas, unidades e programas, para que também levem as nossas experiências exitosas. É uma troca de informações, onde a população dos dois estados só tem a ganhar”, salientou o secretário.

A agenda da comitiva começou pela sede da Sesau e seguiu para a inauguração da Central de Urgência Integrada entre o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Logo após, o grupo visitou o hangar e as bases descentralizadas do órgão.

A coordenadora geral de Regulação em Saúde do RN, Samara Dantas, faz parte da comitiva e salientou que a visita é importante para que os bons frutos da saúde alagoana sejam replicados em outros locais. “Estamos aqui hoje para conhecer as linhas de cuidado, a implantação da Central de Regulação Única que Alagoas está implantando com muito pioneirismo, ampliando o acesso e contribuindo para salvar mais vidas, nessa integração Samu e Corpo de Bombeiros", frisou.

Samara Dantas frisou que o Rio Grande do Norte está também trabalhando nessa integração e, por isso, visitar Alagoas é importante acompanhar o processo e trocar experiências, para que repliquem os bons frutos no Rio Grande do Norte. "Também estamos acompanhando outras linhas de cuidado, como o Bate Coração. Precisamos levar essas experiências exitosas para o nosso estado”, destacou.

As visitas seguem nesta sexta-feira (15) e no sábado (16), com visitas aos hospitais Metropolitano de Alagoas, do Coração Alagoano Professor Adib Jatene e o da Criança (HCA), além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Jaraguá e Jacintinho.

*Agência Alagoas