Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 20 de maio de 2024

Saúde

SMS de Maceió capacita profissionais em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

SMS de Maceió capacita profissionais em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

(Imagem: Ascom SMS)

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no domingo (1°), o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa promoveu, nesta sexta-feira (29), uma capacitação para discutir sobre cuidados multidimensionais da pessoa idosa com diferentes categorias profissionais que atuam na Saúde de Maceió. A ocasião também contou com o lançamento oficial da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, elaborada pela Secretaria de Saúde de Maceió.

Segundo a coordenadora do programa, Denyse Lima, Maceió conta atualmente com um índice de 12% de pessoas idosas que possuem as mais diversas demandas em múltiplos aspectos, que devem ser observados pelos profissionais da saúde durante o acompanhamento desse público nos dispositivos de saúde do município.

“Estamos aqui, hoje, para dialogar com os profissionais sobre o cuidado multidimensional do idoso que significa estabelecer uma assistência que se importe com os diversos aspectos da vida que geram impactos na saúde da pessoa idosa como um todo. A assistência, para ter eficácia, deve analisar fatores sociais, de saúde, psicológicos e emocionais, nutricionais, dentre outros. Só assim, conseguimos detectar quais âmbitos da vida daquela pessoa precisam de cuidado e, a partir daí, traçar estratégias efetivas de intervenção”, explicou Denyse.

Denyse Lima, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Foto: Ascom SMS
Denyse Lima, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Foto: Ascom SMS

Para abordar o tema, o evento contou com a participação do médico geriatra Denis Melo, que apontou a projeção de que, até 2040, o Brasil contará com a média de 40% de sua população composta por pessoas idosas, enfatizando, com isso, a importância de cuidar do público de forma multidisciplinar e integrada.

“Precisamos ver a riqueza que há no envelhecimento e olhar para o idoso de forma mais abrangente para garantir maior qualidade de vida a esse público que tem tanto a oferecer para a sociedade. É olhando para os diversos aspectos da vida daquela pessoa que vamos encontrar o melhor caminho que as leve a um maior bem-estar. Muitas vezes, a melhora da qualidade de vida daquela pessoa não está somente na medicação para as múltiplas comorbidades, mas na intervenção de outros profissionais e estratégias, por isso a importância do olhar multidisciplinar”, acrescentou o médico.

Médico alerta para a necessidade de analisar diversos aspectos da vida do idoso para tratamento assertivo. Foto: Ascom SMS
Médico alerta para a necessidade de analisar diversos aspectos da vida do idoso para tratamento assertivo. Foto: Ascom SMS

Como parte importante do treinamento, houve o lançamento oficial da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa com todo o detalhamento do instrumento de saúde e sua importância para o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde do município.

“A caderneta vem para reforçar ainda mais a instrumentalização dos profissionais de saúde do município durante o atendimento da pessoa idosa. Decidimos lançar no dia de hoje para que pudéssemos explicar presencialmente aos profissionais sobre todos os aspectos que envolvem o uso da caderneta e alertar para a importância da utilização da ferramenta em todas os atendimentos a idosos realizados nos equipamentos de saúde”, concluiu a coordenadora Denyse Lima.

Uma das participantes do evento, a estudante de enfermagem Isabele Cabral, atua na Unidade de Saúde Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes. A acadêmica afirma que nutre grande interesse pelo público idoso desde que iniciou sua formação e que o encontro veio para agregar ainda mais conhecimento para sua futura atuação profissional.

“Esse tema virou alvo dos meus estudos para meu Trabalho de Conclusão do Curso de Enfermagem, porque percebo o público idoso muito necessitado de estudos e políticas que atendam, de fato, a suas necessidades. Estar aqui, para mim, é um momento ímpar em que eu vou poder tirar todas as minhas dúvidas em relação ao tema”, pontuou a estudante.

A capacitação contou, ainda, com o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass), que realizou um momento de ginástica laboral com os participantes, além da apresentação musical do músico e compositor José Pontes, de 70 anos, que é um dos usuários que recebem assistência em saúde na Unidade Básica de Saúde José Tenório, na Serraria.

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió