Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
A Secretaria de Saúde de Maceió promoveu, nesta quarta-feira (19), uma ação conjunta de prevenção a doenças de veiculação hídrica, como leptospirose e enfermidades diarreicas. A mobilização ocorreu na Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Melo, no Bom Parto, e contou com visitas em domicílios e estabelecimentos da região.
Na unidade de saúde, enfermeiras ministraram palestras sobre arboviroses (dengue, zika e chikungunya), leptospirose e doenças diarreicas. Durante a atividade, foram discutidos o que são essas doenças e como evitá-las. Houve também a distribuição de hipoclorito de sódio e instruções sobre seu uso adequado.
Claudia Rodarte, técnica da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis, ressaltou a importância da ação.
"Além da parte educativa, conseguimos trabalhar a prevenção e o controle de vetores numa área que é muito carente de saneamento e endêmica para várias doenças. Este já é o terceiro ano consecutivo que realizamos essa ação no Bom Parto, visando reduzir o adoecimento da população durante o período chuvoso", relatou a profissional.
As equipes de campo visitaram e inspecionaram domicílios em busca de vestígios de roedores e larvas de Aedes aegypti para realizar os tratamentos necessários e a distribuição de hipoclorito e sódio.
Para a técnica da SMS, a ação demonstra um compromisso contínuo com a saúde pública, especialmente em áreas vulneráveis como o bairro Bom Parto. Ao integrar esforços de educação, prevenção e controle de vetores, a SMS busca reduzir significativamente a incidência de doenças durante o período chuvoso, melhorando a qualidade de vida da população local.
A mobilização contou com a participação da Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis e da coordenação da Unidade Básica de Saúde Geraldo Melo.
Fotos: Cortesia
*Secom Maceió