Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 14 de maio de 2024

Saúde

SMS faz oficinas para estimular alimentação saudável e utilização integral dos alimentos

SMS faz oficinas para estimular alimentação saudável e utilização integral dos alimentos

(Imagem: Assessoria )

Brownie feito com casca de banana, refrigerante saudável de cenoura e geléia  feita da casca da melancia foram algumas das preparações ensinadas por nutricionistas da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) a usuários do SUS. As oficinas de culinária foram realizadas na segunda-feira (16) e nesta terça-feira (17),  em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro.

As atividades, que tiveram como objetivo principal a promoção da alimentação saudável e o incentivo ao aproveitamento integral dos alimentos, foram coordenadas pelo Programa de Alimentação e Nutrição e pela equipe multiprofissional 5 (eMulti5) da SMS.

A oficina culinária promovida pela eMulti5 aconteceu nesta segunda-feira (16) e contemplou usuários do 3º Distrito Sanitário, atendidos na Unidade de Saúde da Família do Ouro Preto.

“Além de abordar a questão do desperdício de alimentos, também tivemos a oportunidade de falar com os usuários sobre cadeia produtiva de alimentos, insegurança e soberania alimentar. Temas importantes de serem discutidos que, com certeza, irão fazer a diferença na forma de se alimentar dos participantes a partir de hoje”, enfatizou Kelly Marques Luz, assistente social responsável pela área técnica eMulti da SMS.

Já a oficina desenvolvida pelo Programa de Alimentação e Nutrição da SMS em parceria com o Programa Mesa Brasil Sesc foi realizada nesta terça-feira (17) e contou com a presença de usuários de todos os Distritos Sanitários de Maceió.

“Convidamos os líderes comunitários de vários bairros de Maceió para ensinar sobre a adequada forma de se alimentar e mostrar também que é possível aproveitar todas as partes do alimento e transformar em preparações saborosas. Nossa intenção foi que os participantes de hoje se tornassem multiplicadores desse saber repassado na atividade”, explicou a nutricionista da Alimentação e Nutrição, Laís Cerqueira.

Além das informações repassadas pelos profissionais, as oficinas de culinária contaram também com o compartilhamento de experiências culinárias dos usuários. “Foi uma grata surpresa perceber o quanto os participantes já sabiam sobre preparações saudáveis. Uma troca que incrementou ainda mais as receitas que preparamos durante as oficinas”, concluiu Kelly Marques.

Fotos: Alimentação e Nutrição da SMS

*Redação com Secom Maceió