Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
A Unidade de Saúde da Família (USF) Ouro Preto desenvolveu um projeto intitulado “Saúde da mulher: um enfoque à prevenção do câncer de colo de útero”. A iniciativa, que teve autoria de duas estudantes do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e estagiárias da unidade, aconteceu de julho a setembro deste ano, e contou com o apoio da equipe Multiprofissional de Atenção Primária à Saúde (eMulti 5) e de Estratégia de Saúde da Família, além da orientação da professora de Serviço Social da Ufal, Islânia Rocha.
Segundo a estudante Sulamita Soares, uma das autoras do projeto, o trabalho foi desenvolvido após verificarem, por meio de dados, um aumento no número de mulheres diagnosticadas com câncer de colo de útero no município.
“Através de reuniões com as enfermeiras da Estratégia em Saúde da Família, verificamos que o número de mulheres diagnosticadas com câncer de colo de útero estava aumentando. As enfermeiras ainda mencionaram que as usuárias não estavam realizando o exame de detecção e prevenção. Isso nos trouxe o seguinte questionamento: por que isso estaria ocorrendo? A partir disso, decidimos desenvolver um projeto com o objetivo de conhecer a realidade das usuárias da Unidade, informar a importância do cuidado preventivo e orientar sobre os fatores de risco”, explicou.
A estudante Maria Cristina Costa, também autora do projeto, reforçou as atividades que foram desenvolvidas através do projeto e revelou uma satisfação quando percebeu que o objetivo principal do projeto estava sendo alcançado.
“Os casos de câncer de colo de útero têm aumentado muito e o número de óbitos também. A partir de dados que obtivemos com a equipe da unidade, onde vimos que muitas mulheres não estavam realizando a prevenção, percebemos a necessidade de criar atividades de educação em saúde, como rodas de conversas, palestras e até abordagens em domicílio, para informar sobre a importância do cuidado preventivo e orientar sobre fatores de risco e cuidados com a saúde que podem melhorar a qualidade de vida das usuárias Foi uma experiência muito gratificante poder levar estas informações até às usuárias e perceber que o nosso objetivo de sensibilização das mesmas em relação à prevenção estava sendo alcançado”, comentou.
As estagiárias de Serviço Social Sulamita Soares e Maria Cristina Costa foram as autoras do projeto em saúde da mulher. Fotos: Cortesia
Para a supervisora do projeto e assistente social da eMulti 5, Iranir de Oliveira, realizar essa ação na USF Ouro Preto foi importante para dialogar com as usuárias sobre a prevenção ao câncer de colo de útero.
“Esse projeto foi importante devido à necessidade que tínhamos de dialogar com as mulheres acerca da prevenção ao câncer de colo de útero, conhecendo suas condições sociais, econômicas e culturais, e ainda contribuiu para experiência em campo de estágio das estudantes Sulamita e Cristina”, destacou.
Sobre a doença
O câncer de colo uterino é um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor.
A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.
As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do exame preventivo Papanicolaou. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%.
*Redação com Secom Maceió