Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 03 de maio de 2024

Vídeos

Isso é o que aconteceria se as 8 bilhões de pessoas pulassem ao mesmo tempo; veja vídeo

Isso é o que aconteceria se as 8 bilhões de pessoas pulassem ao mesmo tempo; veja vídeo

(Imagem: Reprodução )

É uma ideia encantadora e cativante: todas as pessoas da Terra, todos os 8 bilhões de nós, pulando no ar em perfeita harmonia. O que aconteceria? A Terra se moveria ou poderíamos até alterar sua rotação? O pensamento em si parece saído de um romance de ficção científica. No entanto, apesar da premissa intrigante, a verdade é que quaisquer efeitos em nosso planeta seriam mínimos, se não totalmente insignificantes.

Para investigar esse conceito fascinante, o jornalista científico Greg Foot conduziu um experimento para o Earth Lab da BBC. Ele reuniu uma multidão de 50.000 pessoas e instruiu todas a pular simultaneamente. A equipe mediu então o “terremoto” resultante a uma distância de aproximadamente um quilômetro e meio. Surpreendentemente, o salto sincronizado do grupo gerou um terremoto mensurável com magnitude de 0,6 na escala Richter. No entanto, esse tremor modesto estava longe de ser suficiente para afetar a rotação da Terra.

Foot concluiu que terremotos precisariam atingir pelo menos magnitude 8 para ter algum efeito discernível na rotação do planeta. Para criar um tremor tão poderoso, seriam necessárias sete milhões de vezes mais pessoas do que atualmente habitam a Terra. Com base nessa descoberta, parece que a noção de nosso salto coletivo alterar a rotação da Terra não passa de um mito fantasioso.

Mas e quanto à possibilidade de mover a Terra, mesmo que apenas um pouquinho? O físico Rhett Allain decidiu explorar essa questão fazendo algumas suposições e calculando alguns números. Allain estimou o peso médio de humanos e crianças, considerou a massa da Terra e presumiu que todos pulariam 30 centímetros no mesmo local para evitar que nossos saltos se anulassem.

Após levar esses fatores em consideração, Allain calculou que, com 7 bilhões de pessoas participando do salto, a Terra se moveria uma quantidade minúscula – equivalente a cerca de um centésimo do raio de um único átomo de hidrogênio. Em outras palavras, o movimento seria tão infinitesimal que seria praticamente indetectável.

Além disso, Allain explicou que até mesmo esse deslocamento mínimo seria temporário. À medida que as pessoas pousassem de volta no chão, a Terra voltaria à sua posição original, retornando ao status quo.

*Mistérios do Mundo