Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 18 de outubro de 2024

Cultura

Espetáculo 'Mestre Paulo' estreia para professores da rede pública de ensino de AL

Espetáculo 'Mestre Paulo' estreia para professores da rede pública de ensino de AL

(Imagem: Assessoria)

Depois de duas apresentações em 15 e 19 de dezembro de 2022, o espetáculo "Mestre Paulo", produzido pela Associação Teatral Nêga Fulô, volta à cena, desta vez dentro da programação de estudos da Escola Municipal Luiza Oliveira Suruagy e da Escola Estadual Guedes Nogueira, ambas em Maceió. As apresentações ocorrem nesta terça-feira (14), às 14h e 18h.

Com incentivo do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, via Prêmio Eric Valdo da Lei Federal Aldir Blanc Alagoas, "Mestre Paulo" é o resultado de uma pesquisa na área da educação a partir de vivências e estudos de Regis de Souza, ator, pesquisador e arte educador alagoano. O espetáculo é uma dramatização de histórias de estudantes e professores que o artista colheu em suas pesquisas de campo.

"Mestre Paulo é um compilado de percepções, observações e vivências adquiridas nos últimos anos na educação Municipal e Estadual de Alagoas. O projeto foi inspirado na pedagogia amorosa, libertadora e transformadora de Paulo Freire", relata Regis, que produz e atua na montagem.

Paulo Freire, que em 2021 completaria 100 anos de vida, foi um filósofo e educador pernambucano que idealizou a alfabetização como um processo de libertação para posterior transformação — mais do que aprender a ler e a escrever, as pessoas aprendem um processo de leitura do mundo.

Ainda de acordo com Regis de Souza, "Mestre Paulo" pretende atingir educadores e consequentemente estudantes alagoanos com o objetivo de ampliar e aprofundar a discussão em torno do papel da educação para um mundo mais humano, respeitoso, livre, crítico e sustentável.

"A democratização do conhecimento é essencial para o desenvolvimento educacional de uma nação", explica o arte educador. "Por isso, para compreensão do legado Freiriano, é fundamental promover ações teatrais que contribuam para a melhora do ensino e da aprendizagem em meios acadêmicos, culturais e populares do campo e da cidade", conclui.

A série de apresentações continuará acontecendo durante o atual semestre da rede pública de educação em cidades como Maceió, Pilar e Rio Largo.

Ficha Técnica:

Pesquisa e Dramaturgia – Regis de Souza

Projeto e Revisão Dramatúrgica – Ricardo Araújo

Direção – Regis de Souza

Vozes – Alderir Souza e Leila Jatene

Design Gráfico, Registro de Vídeo e Fotografia - Robotoy Studios

Direção Musical – Jonathas Joktaniel

Iluminação – Moab de Oliveira

Execução de Figurino – Leide Alves

Assessoria de Imprensa e Gestora de Mídias Sociais – Isabela Souza

Produção Executiva e Direção de Arte – Diva Gonçalves

*Redação Alagoas Alerta com Ascom Secult