Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 21 de setembro de 2024

Economia

Agência Nacional de Energia Elétrica analisa reajustes na conta de luz para quatro Estados do Norte

Agência Nacional de Energia Elétrica analisa reajustes na conta de luz para quatro Estados do Norte

(Imagem: Pedro França/Agência Senado)

Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) analisa 4 processos que podem resultar em grandes aumentos na conta de luz de 4 Estados da região Norte. O maior índice é do Amapá, com reajuste médio de 44,4%, que está em fase de consulta pública. Também estão nesse processo revisões de distribuidoras no Piauí, Rondônia e Acre.

Em audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado nesta 5ª feira (5.out.2023), o diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, afirmou que a região Norte tem os maiores custos de distribuição de energia do Brasil, o que justifica esses aumentos.

Eis os reajustes em análise e o percentual médio:

  • Piauí (Equatorial): 20,6%;
  • Rondônia (Energisa): 16,1%;
  • Acre (Energisa): 22%;
  • Amapá (Equatorial): 44,4%.

Os índices ainda são preliminares e podem sofrer alterações depois da fase de audiência pública, quando o processo é votado pela diretoria da Aneel.

Segundo Sandoval, a baixa densidade demográfica na região é um desafio, visto que é preciso fazer grandes investimentos para a rede de distribuição alcançar os moradores, o que faz esse custo ser maior. Também explicou que o consumo de energia na região é menor que nas demais.

Como mostrou o Poder360, o Pará atualmente tem a energia mais cara do país. Agora, pode ser superado pelo Amapá. Congressistas e o governo do Estado têm se articulado para tentar minimizar a alta.

ENCARGOS FAZEM TARIFAS SUBIREM

De acordo com Sandoval, o custo das tarifas de energia elétrica no país subiu 122% de 2010 a 2023, em linha com a inflação acumulada no período, de 115%, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Ao longo desses 13 anos, o que mais pressionou a conta de luz foram os subsídios que passaram a integrar ou foram ampliados na CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), um fundo setorial que reúne incentivos diversos ao setor, como para energias renováveis, carvão mineral e custos da tarifa social.

Esses encargos acumulam uma alta de 281% no período. Por outro lado, a parcela da conta que corresponde ao serviço das distribuidoras teve crescimento de 91%, o menor entre os componentes da tarifa.

*Poder360