Quinta-Feira, 16 de janeiro de 2025
Quinta-Feira, 16 de janeiro de 2025
Mensagem é geralmente colocada em cima da chamada mesa “Resolute” do Salão Oval
Joe Biden será o presidente dos EUA até o meio-dia (horário de Washington) do dia 20 de janeiro de 2025. É o que diz a Constituição americana. Durante a última manhã na ala oeste da Casa Branca (que abriga a parte administrativa da Presidência), o democrata deve manter uma tradição de décadas entre os que ocuparam o cargo mais alto da nação: a carta de transição.
A mensagem endereçada ao sucessor, geralmente, contém algum conselho, dica ou é apenas uma manifestação do desejo de um bom governo pelos próximos quatro anos. É um texto cordial escrito em um papel timbrado da Casa Branca, que é deixado em cima da escrivaninha do Salão Oval, o escritório cerimonial do presidente dos EUA. A mesa é chamada de “Resolute”, um presente da rainha Vitória da Inglaterra ao então presidente Rutherford B. Hayes.
O início da tradição das cartas presidenciais é incerto. Historiadores acreditam que as mensagens começaram a ser deixadas no fim da presidência de Ronald Reagan, em 1989, quando ele escreveu a mensagem para o sucessor, George H.W. Bush, seu vice. A carta foi escrita em tom descontraído e Reagan disse que sentiria saudades dos almoços com Bush. A partir daí, as cartas começaram a ser deixadas em outras transições de poder nos Estados Unidos.
George H.W. Bush deixou a mensagem para Bill Clinton e desejou felicidade na nova função. Ele ainda aconselhou o democrata a não se desencorajar com os críticos.
Clinton seguiu a tradição e escreveu a carta para o filho de seu antecessor, George W. Bush. No texto, o democrata diz ao republicano que deseja sucesso e que está rezando por ele e pela nova família presidencial.
George W. Bush escreveu para Barack Obama dizendo que o democrata começava um capítulo fantástico da vida e alertou que a presidência viria com momentos desafiadores.
Já Obama deixou a carta para o sucessor, Donald Trump, e o parabenizou pela vitória na eleição de 2016. Ele expressou esperança de que os próximos quatro anos seriam de prosperidade e segurança para os americanos, independente de questões partidárias. Obama ainda aconselhou Trump a reservar tempo para amigos e familiares, pois eles o ajudariam a superar os momentos difíceis inevitáveis.
Ao sair da presidência, Donald Trump deixou uma carta para Joe Biden, que descreveu a mensagem como “generosa”, mas o conteúdo nunca foi revelado.
Veja a íntegra de algumas cartas deixadas entre presidentes dos EUA:
Bill Clinton para George W. Bush
Caro George, Hoje você embarca na maior aventura, com a maior honra, que pode acontecer a um cidadão americano. Como eu, você é especialmente afortunado por liderar nosso país em uma época de mudanças profundas e amplamente positivas, quando antigas questões, não apenas sobre o papel do governo, mas sobre a própria natureza de nossa nação, devem ser respondidas de novo. Você lidera um povo orgulhoso, decente e bom. E a partir deste dia você é o Presidente de todos nós. Eu o saúdo e desejo sucesso e muita felicidade. Os fardos que você agora carrega são grandes, mas muitas vezes exagerados. A pura alegria de fazer o que você acredita ser certo é inexprimível. Minhas orações estão com você e sua família. Boa sorte. Sinceramente, Bill
George W. Bush para Barack Obama
Caro Barack, Parabéns por se tornar nosso Presidente. Você acabou de começar um capítulo fantástico em sua vida. Pouquíssimas pessoas tiveram a honra de conhecer a responsabilidade que você sente agora. Poucas conhecem a emoção do momento e os desafios que você enfrentará. Haverá momentos difíceis. Os críticos se enfurecerão. Seus “amigos” o decepcionarão. Mas você terá um Deus Todo-Poderoso para confortá-lo, uma família que o ama e um país que está torcendo por você, incluindo eu. Não importa o que aconteça, você será inspirado pelo caráter e compaixão das pessoas que você agora lidera. Deus te abençoe. Sinceramente, GW