Quinta-Feira, 16 de janeiro de 2025
Quinta-Feira, 16 de janeiro de 2025
No primeiro dia de atendimento, 22 pessoas foram cadastradas para fazer a avaliação
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) iniciou, nesta desta quinta-feira (16), uma busca ativa para o diagnóstico de tuberculose na Unidade de Saúde da Família (USF) Sérgio Quintela, no bairro Santa Lúcia. A ação preventiva tem o intuito de identificar o máximo de pessoas com sintomas de tuberculose, a fim de mobilizar usuários a realizarem o tratamento adequado.
A iniciativa visa intensificar a prestação de serviços para diagnóstico e tratamento de tuberculose, que já acontece na Atenção Primária, ampliando para outros locais, além do 2º Centro de Saúde, localizado no Poço, que é referência para o tratamento da doença.
De acordo com a diretora de Atenção de Saúde da SMS, a ação faz parte do projeto de pesquisa Start 4All, financiado pela Unitaid, iniciativa global de saúde, focado na melhoria de triagem em tuberculose, ao fazer essa parceria com a SMS.
“Nosso objetivo com as ações é evidenciar a importância do diagnóstico precoce para melhor atender à necessidade da população. Dessa forma o 2º Centro de Saúde, que é nossa referência, vai estender as ações de combate nas unidades de saúde de Maceió, para identificar e tratar um número maior de pessoas”, explicou Alayde Ricardo.
No primeiro dia de atendimento foram cadastrados 14 usuários da USF Sergio Quintela e oito pessoas por demanda espontânea para realizar a triagem e a avaliação.
No próximo dia 21 de janeiro, a UBS José Guedes de Farias, na Santa Amélia, vai intensificar os atendimentos. No dia 28 de janeiro, a iniciativa será levada para a URS IB Gatto Falcão, localizada no Tabuleiro do Martins. Os atendimentos acontecem das 8h às 14h, em ambos os locais.
Para receber o atendimento, o usuário acima de 18 anos que apresenta sintomas como tosse seca por duas semanas ou mais, febre, suor noturno, perda de apetite e peso pode procurar uma das unidades de saúde para fazer o cadastro. É preciso apresentar os documentos pessoais, como RG, CPF e o cartão SUS.
Iniciativa faz avaliação completa dos pacientes. Fotos: Ascom SMS
*Redação com Assessoria