Quinta-Feira, 16 de janeiro de 2025
Quinta-Feira, 16 de janeiro de 2025
Semed divulga lista de escolas e instituições parceiras com vagas abertas
Se você tem mais de 15 anos e deseja voltar a estudar, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) está com matrículas abertas para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) em 41 escolas da rede municipal, em quatro instituições parceiras de educação especial e nos canteiros de obras.
A chance é para quem ainda não concluiu o ensino fundamental e busca retomar os estudos. Para se matricular basta comparecer em qualquer uma das 41 unidades escolares da rede pública municipal (confira lista abaixo), em quatro instituições de educação especial (AAPPE, FAMDOWN, FUNCAE e PESTALOZZI) ou no Setor de Recursos Humanos das empresas da construção civil, portando um documento de identificação e comprovante de residência.
Além de garantir o acesso à escolarização às pessoas que não concluíram o ensino básico em tempo regular, a Ejai garante também que os estudantes tenham acesso a políticas públicas e auxílios governamentais, a exemplo de cursos de qualificação em grau de escolaridades, como iniciação profissional, e ao ensino médio.
Matrícula fácil e rápida
Para o responsável pela coordenação de Jovens, Adultos e Idosos da Semed, Rubens Lima, as vantagens são únicas, porque o retorno aos estudos e a escolarização são fundamentais para adquirir conhecimentos e promover a participação cidadã. As matrículas podem ser feitas durante o dia ou à noite.
“Se o jovem, adulto, idoso estiver em condição de analfabeto hoje ou tenha estudado qualquer grau de escolarização e não tenha concluído é só procurar essas escolas que ofertam a Ejai durante o dia ou pela noite, levando obrigatoriamente apenas um documento de identificação e um comprovante de residência que consegue fazer sua matrícula”, explica Rubens.
O responsável reforça ainda que a matrícula Ejai é aberta durante o ano todo, mas quanto mais rápido o interessado retornar aos estudos, mais rápido terá novas oportunidades.
“Ao realizar a matrícula, o estudante vai dizer até que ano estudou, por exemplo. Depois será avaliado em qual fase ele se encontra, para definir se prossegue de onde estava ou avança.”, pontuou.
As aulas da EJAI são no horário noturno, exceto nas quatro instituições parceiras da educação especial, que ofertam aulas nos horários diurno e noturno.
Confira a relação das 41 unidades da rede municipal que ofertam a Educação de Jovens, Adultos e Idosos:
*Redação com Assessoria