Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Termina nesta terça-feira, 14, a 8ª Conferência Municipal Extraordinária de Educação de Maceió (COMEM), que acontece no auditório do Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas. O evento começou nessa segunda-feira, 13, com discussões, análises e palestras sobre a educação municipal e nacional, a partir da temática central: "Plano Nacional de Educação (PNE), decênio 2024-2034 - política de estado para garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento sustentável".
Na abertura, a secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, enfatizou o papel de iniciativas como a conferência e a importância da discussão sobre a educação de Maceió. "A medida que participamos desse encontro não estamos simplesmente concluindo uma série de discussões, estamos renovando e fortalecendo o nosso compromisso com uma visão transformadora para a educação em Maceió. As ideias e propostas emergirão das nossas deliberações e serão sementes para o amanhã", afirmou.
"Para mim é muito importante participar de uma conferência que trata sobre o próximo decênio do Plano Nacional de Educação. Sonhei com muitos aqui presentes na discussão do Plano Estadual de Educação, enquanto deputada estadual. Cada educador, estudante, trabalhador, cada família presente aqui é um agente dessa transformação. Que levemos adiante o que compartilharemos e o que aprenderemos aqui, com a mesma motivação que nos uniu neste encontro e que a chama do conhecimento, que Paulo Freire acende em cada um de nós, continue a iluminar os nossos caminhos e a inspirar as nossas ações", prosseguiu a secretária.
Jó Pereira lembrou que todos ali presentes representam os mais diversos segmentos da sociedade: dos educadores à sociedade, são famílias que representam as vozes do Município de Maceió, vozes que irão se juntar, depois dessa conferência, às vozes dos mais de cinco mil municípios brasileiros que estão realizando suas conferências, engajados nesta atividade.
“As discussões não são apenas locais, elas reverberarão e contribuirão em um diálogo nacional mais amplo. O que for aprovado aqui servirá como protocolo de organização, guiando nossas ações para que as sugestões da Cidade de Maceió sejam enviadas às instâncias estaduais e, eventualmente, às conferências nacionais. De uma coisa tenho certeza: com nossas vozes unidas, com nossa determinação, com as mãos dadas iremos construir um sistema educacional que seja inclusivo, justo e capaz de prover não apenas a alfabetização, mas a capacidade de sonhar e realizar sonhos”, concluiu.
Educanto e Mesa de Honra
A abertura da Conferência reuniu professores, gestores de escolas municipais e privadas, coordenadores pedagógicos, líderes de movimentos sociais de Alagoas e demais profissionais de educação. O grupo Educanto, da Semed, fez uma apresentação musical com canções regionais. Os pequenos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pompeu Sarmento também encantaram o público com uma apresentação de Guerreiro, tendo como participação especial o integrante do grupo Verdelinhos, Nildo Verdelinho.
Logo depois, representantes de instituições e órgãos municipais foram chamados para compor a mesa de honra: a secretária Jó Pereira; a secretária-adjunta da Semed, Noêmia Barroso; a subsecretária municipal de gestão pedagógica, Maria Vilma da Silva; a coordenadora geral do Fórum Municipal de Educação, Josefa da Conceição; e a diretora de gestão educacional da Semed, Juliana Cahet.
Também foram chamados o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Izael Ribeiro; o representante do Conselho Municipal de Educação de Maceió, Juliano Brito; representante da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), professora Iraildes Correia; a diretora do Centro de Educação da Ufal (CEDU), Mariana Guedes; a representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Alagoas (Uncme-AL), Edja Betânia; os vereadores João Catunda e Valmir Gomes.
Após as falas, foi realizada uma palestra de abertura, com a professora Abdizia Barros, que falou um pouco sobre a linha do tempo do PNE e tocou em questões referentes à importância da valorização do profissional de educação em todas as esferas sociais e políticas.
Conferência discutiu o Plano Nacional de Educação e Municipal. Fotos: Thony Nunes/Ascom Semed
*Secom Maceió