Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 20 de maio de 2025

Esportes

Ano mágico de Suárez catapulta o Grêmio para o vice do Brasileirão

Ano mágico de Suárez catapulta o Grêmio para o vice do Brasileirão

(Imagem: Lucas Uebel/Grêmio)

A temporada 2023 chegou ao fim com o Grêmio na vice-liderança do Campeonato Brasileiro, a terceira na era dos pontos corridos. No retorno à elite do futebol, o Tricolor encerra o ano com metas alcançadas e sob liderança de uma passagem mágica de Luis Suárez.

A vitória na última rodada subiu a equipe gaúcha da quarta para a segunda posição do Brasileirão. Ou seja, a principal meta do ano foi cumprido com um plus, a vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

O Grêmio terminou o campeonato com 68 pontos, dois atrás do campeão, Palmeiras, e com mais vitórias. Nunca uma equipe que subiu da Série B havia terminado como vice-campeã.

São muito mais motivos para comemorar do que para lamentar, mas após o apito final no Maracanã, lá no fundo despertou um sentimento de que dava para almejar algo a mais.

Mas considerando o contexto do clube, o 2023 do Grêmio superou as expectativas. Em um ano para se reerguer após a disputa da Série B, as marcas que ficam são o título estadual, semifinal da Copa do Brasil e vice do Brasileirão.

- Nossa campanha foi espetacular. Quando falei lá atrás que o ano do Grêmio era sensacional, muita gente achou que tinha exagerado. Continuo falando que foi excepcional, vindo de uma segunda divisão, com todos os problemas. Esse grupo está de parabéns - exaltou Renato.

Renato foi a grande mente no comando dessas conquistas. Mas a verdade é que um dos principais responsáveis foi a estrela gremista, Luis Suárez. Com 29 gols e 17 assistências em 54 partidas, o uruguaio foi a referência técnica.

O camisa 9 foi decisivo em 37 dos 68 pontos do Grêmio no Brasileirão e mostrou um poder capaz de liderar o time nos principais embates da temporada. Um ano mágico, à altura da representatividade do uruguaio para o futebol brasileiro. Foi o ano mais goleador do atleta desde a temporada 2017/18. Com mais assistências desde 2015/16.

Não é demérito ser liderado por Suárez. Pelo contrário. Mérito de ter conseguido buscá-lo e de Renato, que soube fazer a leitura do elenco que tinha e conseguiu montar um time dedicado a abastecer o artilheiro.

Os números do centroavante mostram o tamanho do prejuízo da saída do jogador. Por incrível que pareça, por mais que o Grêmio tenha encerrado o Brasileirão na vice-liderança, a perda do camisa 9 coloca no horizonte muito trabalho a ser feito pelo departamento de futebol.

Com a disputa da Libertadores, a direção vai precisar agregar qualidade e buscar contratações que elevam o patamar de um grupo que hoje, sem Luisito, se mostra insuficiente para as pretensões em 2024.

Comissão técnico e grupo de jogadores estão oficialmente de folga. A partir de agora, o departamento de futebol intensifica a busca por reforços, renovações e dispensas. Com a temporada com resultados acima do esperado lá em janeiro.

*GE

Close