Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 03 de maio de 2024

Esportes

Botafogo mostra intensidade em 5 a 1 e abre caminho para futuro

Botafogo mostra intensidade em 5 a 1 e abre caminho para futuro

(Imagem: Vítor Silva/Botafogo)

O torcedor do Botafogo que foi ao Nilton Santos neste domingo acompanhar a vitória por 5 a 1 sobre o Juventude certamente voltou para casa satisfeito com o que viu e com esperança no futuro da equipe.

A segunda vitória consecutiva serve para acalmar os ânimos, embalar e motivar os torcedores a lotarem o Nilton Santos na quarta-feira na Conmebol Libertadores. Mas muito além disso, o desempenho é o que chama atenção em uma noite que tudo deu certo desde o primeiro minuto.

Artur Jorge apostou na manutenção da formação que vem usando desde a chegada, um 4-4-2, com quatro atacantes, sendo dois pontas na função de meias pelo lado.

Botafogo comemora gol contra o Juventude — Foto: Vítor Silva/Botafogo

Botafogo comemora gol contra o Juventude — Foto: Vítor Silva/Botafogo

Se aos poucos o time vai mostrando um entendimento melhor das ideias do português, essa partida serve de exemplo de sucesso.

O Botafogo começou a partida com muita intensidade, concentrando jogadores no setor da bola, gerando superioridade e usando lançamentos para encontrar companheiros livres do outro lado do campo.

Foi na bola parada que começou a abrir o caminho para a goleada. Primeiro em um escanteio cobrado por Savarino, aos quatro minutos, que Danilo Barbosa tocou de primeira para encontrar Júnior Santos na pequena área para marcar.

Aos sete, Danilo roubou a bola no campo de ataque, invadiu a área e sofreu o pênalti em carrinho de Lucas Freitas. Tiquinho bateu com categoria e ampliou. Quando o Juventude acordou, já estava dois gols atrás jogando fora de casa.

A vantagem ajudou o Botafogo a controlar a partida com a bola sem precisar se arriscar tanto. O adversário teve uma única escapada, que foi anulada por impedimento. A expulsão de Lucas Freitas só facilitou o trabalho dos comandados de Artur Jorge.

Em vantagem no placar e com um jogador a mais, o Glorioso tinha todos os motivos para voltar para o segundo tempo gastando tempo para garantir os três pontos. Mas não foi nem perto disso o que aconteceu.

A equipe voltou ainda mais intensa, pressionando no campo de ataque, recompondo bem quando o Juventude recuperava a bola e atacando as costas dos zagueiros, principalmente com Júnior Santos.

Do controle da bola nasceu a obra de arte que foi o terceiro gol alvinegro. Foram 14 toques, com direito a um belo lançamento de Marlon Freitas, um drible sensacional de Júnior Santos e conclusão de Danilo Barbosa .

O Botafogo seguiu mostrando fome e futebol ofensivo, característica do trabalho de Artur Jorge e que é primordial para John Textor. Daí saíram o quarto e o quinto, o primeiro em cobrança de falta de Savarino, o segundo com Jacob Montes completando cruzamento de Diego Hernandez.

Danilo Boza ainda descontou em um escanteio, mas nada que abalasse a festa nas arquibancadas do Nilton Santos em uma noite de esperança.

É sempre necessário fazer ponderações, como o próprio Artur Jorge ao abrir a entrevista coletiva.

- Sei que termos feito gols muito cedo tornou as coisas mais fáceis. Depois ficamos em vantagem numérica também. Mas acho que não foi só esse fato. Porque até lá tivemos uma entrada muito boa em campo. Muito satisfeito por aquilo que fizemos.

A missão do Botafogo, daqui para frente, é fazer com que atuações como a deste domingo sejam mais regulares, frequentes e que se imponham contra adversários de maior porte do que a equipe gaúcha.

O primeiro passo foi dado, o próximo desafio é se manter vivo na Libertadores. Quarta-feira, às 19h, contra o Universitario, também no Niltão. Vai ser preciso uma noite ainda mais especial, mas esse elenco já provou que é possível.

*Ge